Brasil: pesquisa gaúcha identifica abelha e planta nativas que produzem mel branco

Fonte: Wikinotícias

30 de janeiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma equipe de pesquisadores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em conjunto com USP, UFSCar, PUC/RS e Ulbra, conseguiu identificar uma espécie de abelha nativa sem ferrão, a guaraipo (Melipona bicolor), que fabrica mel branco. Normalmente este tipo de mel é produzido pelas abelhas exóticas europeias, da espécie Apis melifera.

A pesquisa, feita na propriedade de um apicultor conservacionista que cria abelhas sem ferrão em Cambará do Sul, também identificou que principal planta utilizada para a fabricação do mel branco pelas guaraipos é a árvore carne-de-vaca (Clethra scabra), que, assim como a abelha, é uma espécie nativa da floresta de araucárias da região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.

“Analisamos cinco espécies de abelha sem ferrão e constatamos que a guaraipo tem mais de 90% de pólen da carne-de-vaca, então essa abelha é quase uma especialista na produção de mel branco”, disse a pesquisadora Sidia Witter, coordenadora da pesquisa.

Abelha e mel em perigo de extinção

Sidia alertou que, no Rio Grande do Sul, tanto a guaraipo quanto a carne-de-vaca estão ameaçadas de extinção, "o que significa que o mel produzido por esta abelha também se encontra ameaçado de extinção”.

Meliponicultura sustentável

As descobertas feitas pelas pesquisas com a guaraipo devem agora promover a meliponicultura sustentável, utilizando abelhas e plantas nativas para diversificar a produção agrícola e agregar renda à propriedade rural. "As abelhas sem ferrão são muito presas às condições ecológicas das regiões que elas habitam, então a finalidade é conservar as abelhas nas áreas de ocorrência natural, mas pensando também numa forma de o meliponicultor agregar renda à pequena propriedade", disse Sidia.

Fonte