Brasil: chuva ameniza impactos da seca no RS
7 de fevereiro de 2021
As chuvas que ocorreram no Rio Grande do Sul (RS) nas últimas duas semanas favoreceram diversas culturas, entre elas a de soja, milho e arroz.
Segundo a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Agricultura do RS, a soja, ainda em estágio de floração, teve o desenvolvimento de flores e vagens beneficiado pela umidade e temperaturas favoráveis, enquanto o milho, também ainda em desenvolvimento, igualmente teve benefício com as precipitações. Já no caso das lavouras de arroz, as chuvas aumentaram o nível dos reservatórios de água, melhorando as condições nas regiões onde havia estiagem.
No dia 25 passado, 117 cidades tinham decretado situação de emergência no estado devido a seca.
Mais seca pela frente
Apesar da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) ter anunciado que neste momento não há previsão de racionamento de água em nenhum município do RS atendido pela companhia, a instituição informou que já elaborou um plano de ação se for necessário o racionamento em algum momento.
A Defesa Civil do RS, inclusive, alertou que a partir da segunda quinzena de fevereiro as chuvas ainda vão ocorrer de forma irregular e com baixos acumulados.
Notícias Relacionadas
- Brasil: RS tem calor histórico que será seguido de chuvas intensas
- Brasil: Região Sul terá chuva volumosa esta semana; cidades do RS terão alívio após estiagem
Fontes
- Regularidade das chuvas tem favorecido a soja no Estado, Secretaria da Agricultura, 05 de fevereiro de 2021.
- Chuva amenizou os efeitos da estiagem na Bacia do Rio Gravataí, Defesa Civil do RS, 03 de fevereiro de 2021.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |