Brasil: Região Sul terá chuva volumosa esta semana; cidades do RS terão alívio após estiagem

Fonte: Wikinotícias

25 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os últimos dias não foram fáceis para partes da Região Sul. As chuvas persistentes e volumosas provocaram transtornos através de alagamentos, transbordamentos de córregos e deslizamentos de terra, que no último domingo (24), resultaram na morte de duas pessoas em Florianópolis.

Para esta semana, a atuação de um sistema de baixa pressão, associado à formação de um ciclone extratropical, entre a terça (26) e a quarta-feira (27) deixam em alerta o estado do Rio Grande do Sul (RS) e partes dos estados de Santa Catarina (SC) e Paraná (PR).

No RS, no entanto, a chuva vem em boa hora e deve aliviar a estiagem que já fez 117 cidades decretarem situação de emergência.

Alertas e destaques

  • A atuação de um cavado: o fenômeno provocará chuvas de moderadas a fortes em partes da região noroeste, norte e leste do RS, se espalhando depois para Santa Catarina e Paraná ainda hoje;
  • Ciclone extratropical: o fenômeno atuará a partir de amanhã (26), atingindo com força principalmente o noroeste do RS e o oeste de SC;
  • Temporais: amanhã à tarde o ciclone intensificará o cavado, o que causará temporais isolados e chuva intensa em todo RS até quarta-feira. O alerta também está vigente para o meio-oeste de SC e PR.

Alagamentos, deslizamentos e mortes em SC

Chuvas persistentes, de moderadas a fortes, desde a última semana causaram acumulados superiores a 250 mm na região de Florianópolis e também em boa parte do leste de Santa Catarina.

Diversas cidades, incluindo as do Vale do Itajaí, sofreram com alagamentos, inundações e deslizamentos.

Em Florianópolis duas pessoas de uma mesma família morreram soterradas por um muro que caiu devido a um deslizamento de terra.

Notícia Relacionada

Fontes