Brasil: TSE adia eleições em Macapá devido "apagão"
12 de novembro de 2020
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou esta madrugada que as eleições municipais na capital do Amapá, Macapá, foram adiadas devido a falta de eletricidade no município (apagão) que já dura 10 dias.
A decisão é do ministro Luís Roberto Barroso em atendimento a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), que justificou a decisão como a necessidade de garantir a "segurança da população".
Nos demais municípios do estado, a votação ocorrerá normalmente neste domingo, 15 de novembro.
Em plenária transmitida ao vivo nas redes sociais do TSE esta manhã, Barroso disse que recebeu informações do TRE-AP de que autoridades informaram que estão acontecendo "ações de vandalismo, algumas coordenadas por facções criminosas" e que no domingo "várias manifestações estão sendo convocadas para acontecerem em frente aos locais de votação", o que poderia colocar os macapaenses em risco.
Entenda
No dia 03 de novembro passado, a subestação da empresa Isolux, contratada pela União e que atende ao Sistema Interligado Nacional (SIN), se incendiou, afetando 13 dos 16 municípios do Amapá e atingindo cerca de 90% da população do estado.
Notícias Relacionadas
- Brasil: após apagão em Macapá, presidente do Senado quer que concessionária de energia perca licença
- Brasil: em meio a apagão, Macapá vive noite de desespero, com protesto e repressão policial
Fontes
- Barroso atende TRE e adia eleições para prefeito e vereador em Macapá, TSE, 12 de novembro de 2020.
- Acompanhe ao vivo a transmissão da sessão plenária do @TSEjusbr desta quinta-feira (12/11), TSE - Facebook, 12 de novembro de 2020.
- Governo do Amapá pede celeridade na atuação da União para restabelecimento de energia no Estado, Governo do Amapá, 06 de novembro de 2020.
- TSE confirma adiamento da eleição em Macapá; votação deve ocorrer até 27 de dezembro, G1, 12 de novembro de 2020.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |