Brasil: Starlink volta atrás e diz que vai cumprir ordens de Alexandre de Moraes
3 de setembro de 2024
Nessa terça (3), a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, anunciou que voltaria atrás e cumpriria a ordem do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal de bloquear a rede social X (antigo Twitter) no Brasil.
A decisão da Starlink foi divulgada na rede social X, também de propriedade de Musk. No último domingo (1), a empresa anunciou que não cumpriria a ordem de Moraes.
O ministro determinou na sexta-feira (30) a suspensão da rede social no país.
No domingo, a empresa retirou um relatório que enviou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informando que não iria cumprir a decisão de bloquear o acesso à plataforma. Na terça-feira, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que a empresa pode perder a licença para prestar serviços no Brasil caso sejam confirmadas violações a ordem do ministro.
Ao anunciar o cumprimento das medidas, a empresa ressaltou em nota: "Independentemente do tratamento ilegal concedido à Starlink com o congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso ao X no Brasil".
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Starlink volta atrás e diz que vai bloquear X no Brasil — GZH, 3 de setembro de 2024
- ((pt)) Starlink, de Elon Musk, volta atrás e diz que vai cumprir ordem de bloqueio do X — CartaCapital, 3 de setembro de 2024
- ((pt)) Reuters. Starlink volta atrás e diz que cumprirá bloqueio do X no Brasil — InvestNews, 3 de setembro de 2024