Bovespa fecha em queda e acumula perda de 7,22% no ano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

4 de julho de 2008

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou hoje (3) em queda, pelo terceiro dia consecutivo. O índice Ibovespa, o mais importante do mercado, caiu 3%, com 59.273 pontos, baixa de 8,83% só neste mês. No ano, ele acumula perda de 7,22%.

Desde de 20 de maio, quando o índice atingiu o recorde de 73.516 pontos, a bolsa de São Paulo já acumula uma queda de 19,37%. Com o resultado de hoje, ela voltou ao mesmo nível de pontos do final de março.

Segundo o analista de mercado Marcelo Pereira, da TAG Investimentos, a recessão da economia americana, os maus resultados de grandes multinacionais e a alta do petróleo têm causado as baixas. Ele disse que esses fatores acarretam uma alta global de juros e de inflação, o que afugenta os investidores e derruba os preços das ações.

“Neste mundo de economia globalizada, o que atinge a economia dos Estados Unidos atinge também a economia de todos países, inclusive a do Brasil. A crise de lá repercute aqui”, disse Pereira, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo a Bovespa, o pregão de hoje movimentou mais de R$ 5 bilhões em cerca de 217 mil transações. Ações da Gol (-8,53%) e Tam (-6,67%) foram as que mais caíram. Já as ações Telemar (+3,09%) registraram a maior alta.



Fontes