Bomba explode em sede da Fedecámaras em Caracas
24 de fevereiro de 2008
Um artefato explosivo foi detonado na parte externa da Fedecámaras, organização empresarial da Venezuela conhecida por opor-se ao regime do Presidente Hugo Chávez. Integrantes da Fedecámaras criticam o Presidente Hugo Cháves por querer "impor ao país um regime comunista semelhante ao de Cuba, e cada vez mais autoritário".
Segundo a imprensa local, a explosão ocorreu às 2 horas da madrugada deste domingo na sede da Fedecámaras em Caracas. Os vidros das janelas e a fachada do prédio da entidade foram destruídos e uma pessoa foi encontrada morta perto do local da explosão. Segundo o jornal venezuelano El Universal, existe a possibilidade de que a pessoa que morreu tenha sido a mesma que colocou a bomba, mas há de se confirmar ainda esta suposição. De acordo com o diretor do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais (CICPC), Marcos Chávez: "Há uma pessoa que estava perto e supostamente poderia ter sido alcançada pela onda de explosão. Estamos investigando a causa da sua morte".
Perto do local da explosão também foram encontrados panfletos culpando os empresários pela crise de abastecimento na Venezuela.
O Presidente da Fedecámaras, José Manuel González, rechaçou o atentado. O Vice-Presidente da Fedecámaras Vicente Brito declarou: "Como é possível existir instituições paralelas ao Estado venezuelano que atuam impunimente?"
Fontes
- Alejandro Hinds R.. Atentado explosivo en Fedécamaras deja un fallecido— El Univesal (Venezuela), 24 de fevereiro de 2008
- Associated Press. Explosión frente gremial empresarial mata a uno en Venezuela— Univisión, 24 de fevereiro de 2008
- Un muerto dejó atentado en sede de Fedecámaras en Caracas— El Observador, 24 de fevereiro de 2008
- Alejandro Hinds R.. Presidente de Fedecámaras rechaza atentado contra sede del gremio— El Univesal (Venezuela), 24 de fevereiro de 2008
- Notimex. Deja un muerto atentado contra empresa venezolana— El Universal (México), 24 de fevereiro de 2008
- Artefacto explosivo estalla en sede empresarial en Venezuela— Reuters, 24 de fevereiro de 2008
- Muere una persona al explotar un artefacto en la sede de la patronal venezolana— Terra Networks, 24 de fevereiro de 2008
- Explosión en la entrada de Fedecámaras deja un muerto— El Nacional, 24 de fevereiro de 2008
- Explosión frente gremial empresarial mata a uno en Venezuela— Milenio, 24 de fevereiro de 2008
- EFE. Explosão de bomba na Venezuela mata uma pessoa— Folha de S. Paulo, 24 de fevereiro de 2008
- Blast kills one at Venezuela business chamber— Reuters, 24 de fevereiro de 2008
- Bomb explodes outside Venezuela business chamber, killing 1— The Herald Tribune, 24 de fevereiro de 2008
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|