Bolívia e África do Sul farão aliança política, afirma Morales
11 de janeiro de 2006
O Presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, prosseguiu nesta quarta-feira (11) com a agenda da sua viagem pelo exterior. Em Pretória, África do Sul, encontrou-se com o Presidente Thabo Mbeki, com quem falou em fomentar as relações entre ambos países e formar uma aliança política.
Morales elogiou o processo de mudança e transformações na África do Sul desde a chegada de Nelson Mandela ao poder em 1994, e afirmou desejar reforçar os laços de seu país com os governos que respeitam os direitos humanos. Inclusive recordou que nunca tinha considerado a possibilidade de ser presidente de seu país: "Ainda não consigo acreditar".
A respeito da nacionalização dos hidrocarbonetos bolivianos, Morales reiterou que as companhias estrangeiras serão sócias, mas não proprietárias dos mesmos, e adicionou que garantirá a elas a recuperar o investimento e o acesso aos benefícios.
Durante o seu primeiro dia de visita, Morales manifestou i a intenção de perdoar a Casa Branca por ter feito tantas humilhações contra seus compatriotas.
Washington criticou o mandatário eleito por sua aparente intenção de recusar um plano norte-americano para erradicar a plantação de coca. O sub-secretário de Estado para a América Latina Thomas Shannon afirma que tem intenções de dialogar com Morales sobre o tema, tão logo tome posse no próximo dia 22 de janeiro.
Depois da África do Sul, Morales partirá para Brasília, em sua última parada antes de regressar a La Paz para prestar juramento como presidente da Bolívia.
Ver também
Fontes
- EFE. Morales anuncia 'alianza política' entre Bolivia y Sudáfrica — Terra, 11 de enero de 2006.
- Evo Morales perdona a EEUU por humillaciones — Reuters, 11 de enero de 2006.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|