Blinken expressa condolências durante visita a Tóquio

Fonte: Wikinotícias

12 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, expressou condolências durante uma visita na segunda-feira a Tóquio após o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe.

“Eu compartilhei com nossos colegas japoneses a sensação de perda, a sensação de choque que todos nós sentimos, o povo americano sente, com essa horrível tragédia e matança”, disse Blinken a repórteres após se encontrar com o primeiro-ministro Fumio Kishida. “É uma perda também, porque durante seu tempo no cargo o primeiro-ministro Abe realmente levou o relacionamento entre nossos países a novos patamares.”

Abe foi morto na sexta-feira na cidade de Nara enquanto fazia um discurso de campanha.

Blinken disse que foi ao Japão por ordem do presidente dos EUA, Joe Biden, “porque mais do que aliados, somos amigos.”

“E quando um amigo está sofrendo, outros amigos aparecem. Tentamos ajudar a aliviar o fardo, compartilhar o sentimento de perda, dar um ombro, e é isso que estamos tentando fazer hoje”, disse Blinken.

Repressão de Mianmar

No domingo, Blinken condenou a repressão da junta de Mianmar enquanto instava a China e um bloco de nações do Sudeste Asiático a pressionar os governantes militares de Mianmar a restaurar a democracia e aderir a um acordo de paz acordado no ano passado.

“Acho que é… incumbência da China e do interesse da China ver a Birmânia voltar ao caminho que estava antes de ser tão violentamente interrompida pelo golpe”, disse Blinken, usando o antigo nome de Mianmar.

Ele disse em uma entrevista coletiva em Bangkok que, apesar do acordo de paz de “consenso de cinco pontos” do ano passado desenvolvido pela Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou ASEAN, que inclui Mianmar, “não houve nenhum movimento positivo sobre isso.”

Em abril do ano passado, os outros nove países da ASEAN e o chefe da junta de Mianmar, Min Aung Hlaing, assinaram um acordo que incluía a cessação imediata da violência e a continuidade das negociações entre todas as partes.

"Os países da ASEAN precisam responsabilizar o regime por isso… continuar exigindo o fim da violência e a libertação de prisioneiros", disse Blinken.

Mas, em vez disso, o principal diplomata dos EUA disse: “Acho que infelizmente é seguro dizer que não vimos nenhum movimento positivo e, pelo contrário, continuamos a ver a repressão do povo birmanês, continuamos a ver a violência perpetrada contra eles por o regime, continuamos a ver praticamente toda a oposição na prisão ou no exílio.”

“E continuamos a ver uma terrível situação humanitária agravada pelo fato de que o regime não está entregando o que é necessário para as pessoas”, acrescentou Blinken.

Ele disse: “Todos os países precisam continuar a falar claramente sobre o que o regime está fazendo e sua repressão e brutalidade em andamento. Temos uma obrigação com o povo da Birmânia de responsabilizar o regime.”

Blinken, em uma turnê pelos países asiáticos, se encontrou com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Don Pramudwinai. Eles assinaram um comunicado sobre a aliança e parceria estratégica dos países e, em seguida, um memorando de entendimento sobre a promoção da resiliência da cadeia de suprimentos entre a Tailândia e os Estados Unidos.

Fontes