Bispo de Teodorópolis falece em Istambul

Fonte: Wikinotícias

Istambul, Turquia • 10 de agosto de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Faleceu nesta sexta-feira, no dia 10 de agosto, Sua Eminência o Bispo Germano de Teodorópolis, hierarca ortodoxo do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

Nascido em Istambul em 17 de setembro de 1939 com o nome civil de Ioannikis Athanasiadis, foi tonsurado monge com o nome de Germano e ordenado diácono aos 24 anos de idade, após estudar teologia no tradicional Seminário de Halki. Em 1966, foi ordenado sacerdote, elevado a arquimandrita e apontado como protossincelo da Metrópole de Derkoi. Com apenas 32 anos, uma módica idade para o episcopado, foi ordenado Bispo Vigário de Derkoi, sendo apontado em 1987 Bispo de Teodorópolis.

Havendo vivido o monasticismo mesmo após sua ordenação episcopal, o Bispo Germano era conhecido por seu asceticismo, sendo bastante ativo e dedicado à pequena comunidade grega da República da Turquia. Repousou por fim em Istambul, no distrito grego de Fanar, e teve seu funeral servido na segunda-feira pelo próprio Patriarca Ecumênico Bartolomeu de Constantinopla, primaz honorário de toda a Igreja Ortodoxa.

Fontes