Bill Richardson, ex-embaixador dos EUA na ONU, morre aos 75 anos

Fonte: Wikinotícias
Bill Richardson

4 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Políticos e autoridades estão compartilhando memórias e reflexões sobre a vida de Bill Richardson após a notícia de sua morte aos 75 anos.

O governador do estado americano do Novo México, por dois mandatos, que serviu como embaixador dos EUA nas Nações Unidas e trabalhou para libertar americanos detidos, morreu enquanto dormia em sua casa em Chatham, Massachusetts.

Em comunicado, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse: “Ele aproveitou todas as oportunidades para servir e enfrentou cada novo desafio com alegria, determinado a fazer o melhor para o seu país, para o seu amado Novo México e para os americanos em todo o mundo”. “Poucos serviram a nossa nação em tantas funções ou com tanta incansabilidade, criatividade e bom ânimo. Sua falta será profundamente sentida”, concluiu Biden.

Richardson, filho de mãe mexicana e pai estadunidense, tentou se tornar o primeiro presidente hispano-americano dos EUA, mas desistiu da corrida de 2008 quando ficou claro que ele não tinha chances de vencer. Ele então apoiou Barack Obama.

“Como membro do Congresso, membro do Gabinete, governador e embaixador, Bill Richardson foi um dos funcionários públicos mais ilustres do nosso tempo”, publicou Obama no X, anteriormente conhecido como Twitter. “Ele era um diplomata incansável, o tipo de defensor que trouxe um raio de esperança – e em muitos casos de liberdade – aos americanos detidos no estrangeiro sob as circunstâncias mais difíceis.”

Richardson representou o norte do Novo México no Congresso durante 14 anos e serviu como secretário de energia dos EUA no governo do presidente Bill Clinton.

“Ele foi um negociador magistral e persistente que ajudou a tornar o nosso mundo mais seguro e conseguiu a libertação de muitos indivíduos detidos injustamente no estrangeiro”, disse Clinton num comunicado. “Ele também foi um pioneiro cuja carreira ajudou a pavimentar o caminho para que outros latino-americanos servissem nos mais altos níveis do governo”.

Em 2002, foi eleito governador do Novo México, cargo que ocupou por dois mandatos, de 2003 a 2011.

Fontes