Biden nomeia nova CEO e diretora interina da VOA

Fonte: Wikinotícias

22 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeou a jornalista Kelu Chao como CEO em exercício da USAGM (que inclui a VOA em sua rede de estações) e Brian Conniff como vice-diretor.

VOA
Edificio da agência Voz da América em Washington, DC.

O ex-CEO, Michael Pack, renunciou na quinta-feira a pedido do governo Biden. Pack atuou por pouco mais de sete meses no cargo, como o primeiro CEO da agência sob a nova legislação que lhe deu poderes ampliados sobre as redes que compõem a US Global Media Agency.

Robert Reilly, nomeado por Pack, também foi removido do cargo de diretor da VOA e Yolanda López, ex-diretora da redação central, foi nomeada diretora interina. A vice-diretora da VOA, Elizabeth Robbins, também foi exonerada de suas funções e Jeffrey Shapiro renunciou ao cargo de diretor da Agência de Radiodifusão de Cuba (Radio y Televisión Martí).

O mandato de Pack, um conservador, foi marcado por ações judiciais, reclamações, uma intimação do Congresso e ordens judiciais proibindo-o de interferir nas operações das redes, incluindo a Voz da América e o Fundo de Tecnologia Aberta (Open Technology Fund), que apoia a liberdade global na Internet.

Chao, a diretora administrativa, é veterana da USAGM, com mais de 20 anos de experiência. Antes de ser promovida a CEO interina, trabalhava como diretora de programação, onde supervisionou a produção e distribuição de conteúdo em várias plataformas em mais de 40 idiomas.

Ao longo da VOA, Chao atuou como repórter, editora, diretora do escritório de Hong Kong, diretora da Divisão do Leste Asiático e diretora de programação entre 2001 e 2007.

Originária de Taiwan, Chao obteve um bacharelado em jornalismo pela National Chengchi University e um mestrado em comunicação pela Kent State University. Ela também tem uma grande paixão pela música e recebeu anos de treinamento formal em piano.

Fontes