Saltar para o conteúdo

Biden assina declaração de emergência para incêndios florestais na Califórnia

Fonte: Wikinotícias

8 de janeiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou na quarta-feira uma declaração de emergência federal para os incêndios florestais da Califórnia que liberará dinheiro e recursos para combater as chamas. O presidente alertou que a recuperação da área levará tempo.

O Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles enfrentou quatro incêndios florestais com risco de vida que mataram pelo menos duas pessoas, queimaram mais de 1.000 edifícios e forçaram dezenas de milhares de pessoas a evacuar.

"O Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles estava preparado para um ou dois grandes incêndios florestais, mas não quatro, especialmente devido a esses ventos sustentados e baixas umidades", disse o chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony C. Marrone, na quarta-feira.

Ele disse que mais de 2.000 hectares queimaram e o fogo continua a se espalhar.

"Não temos porcentagem de contenção", disse Marrone.

As autoridades alertaram os moradores para prestarem atenção às ordens de evacuação e saírem quando instruídos.

Dois mil membros da Guarda Nacional foram destacados para ajudar os bombeiros locais.

Em Pacific Palisades, o fogo saltou de uma casa para outra, empurrado por ventos com força de furacão. Na mesma área, os bombeiros disseram que os hidrantes secaram.

"Tivemos uma tremenda demanda em nosso sistema em Palisades, disse Janisse Quiñones, executiva-chefe e engenheira-chefe do Departamento de Água e Energia de Los Angeles, na quarta-feira. " Levamos o sistema ao extremo."

O pedido de água era "quatro vezes a demanda normal ... por 15 horas seguidas", acrescentou.

Mais tarde na quarta-feira, aeronaves de apoio que haviam sido aterradas pelos ventos fortes estavam no ar novamente, jogando água e retardante de fogo no fogo.

Mais de 400.000 residências e empresas estão sem energia em Los Angeles, de acordo com poweroutage.us.

Washington está apoiando os esforços de combate a incêndios da Califórnia com quatro grandes aviões-tanque do Serviço Florestal dos Estados Unidos e um navio-tanque adicional na rota. O governo federal também ajudou nos esforços de combate a incêndios com 10 helicópteros. Enquanto isso, dezenas de carros de bombeiros do Serviço Florestal estão prontos para serem implantados.