Biden aprova perfuração de petróleo no Alasca

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou na segunda-feira o enorme projeto de perfuração de petróleo "Willow" no North Slope, rico em petróleo, no Alasca, uma decisão que atraiu rápida condenação de ambientalistas que dizem que isso mina sua promessa de levar o país à produção de energia renovável.

A aprovação para o produtor de petróleo bruto ConocoPhillips permitirá a perfuração em três locais, até 199 poços, embora Biden tenha rejeitado a perfuração em outros dois locais e a empresa tenha concordado em abrir mão dos direitos de cerca de 27.000 hectares (68.000 acres) de arrendamentos existentes no Alasca, o estado mais a noroeste dos EUA.

O CEO da ConocoPhillips, Ryan Lance, chamou a decisão de Biden de "a decisão certa para o Alasca e nossa nação" e os dois senadores republicanos do estado, Lisa Murkowski e Dan Sullivan, também elogiaram a aprovação do presidente democrata para a perfuração.

A operação pode produzir até 180.000 barris de petróleo por dia, criando 2.500 empregos durante a construção e 300 empregos de longo prazo.

Ambientalistas que há muito lutam contra o projeto condenaram a decisão de Biden e estão tentando bloqueá-la com ações legais.

“Estamos muito atrasados ​​na crise climática para aprovar grandes projetos de petróleo e gás que prejudicam diretamente a nova economia limpa que o governo Biden se comprometeu a promover”, disse a presidente da Earthjustice, Abigail Dillen. “Sabemos que o presidente Biden entende a ameaça existencial do clima, mas ele está aprovando um projeto que inviabiliza seus próprios objetivos climáticos”.

Fontes