Biden: negociações em andamento com a Rússia para libertar jornalista dos EUA

Fonte: Wikinotícias

14 de julho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na quinta-feira que estão em andamento negociações com a Rússia para libertar o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, que está detido em uma prisão de Moscou há mais de 100 dias por uma acusação de espionagem.

No início deste mês, o Kremlin disse que estava aberto a outra troca de prisioneiros com os EUA, que libertaria Gershkovich, possivelmente em troca de Vladimir Dunaev, um russo sob custódia dos EUA por acusações de crimes cibernéticos.

Biden, falando em entrevista coletiva na Finlândia, deixou claro que os EUA estão interessados.

“Estou falando sério sobre uma troca de prisioneiros”, disse o líder dos EUA. “E estou falando sério sobre fazer tudo o que pudermos para libertar os americanos detidos ilegalmente na Rússia ou em qualquer outro lugar, e esse processo está em andamento.”

Gershkovich foi preso sob acusações de espionagem na cidade de Yekaterinburg durante uma viagem de reportagem. Um tribunal de Moscou recentemente manteve a decisão de mantê-lo sob custódia até 30 de agosto.

A Rússia disse que uma troca não poderia ocorrer até que as acusações contra ele fossem julgadas, mas nenhuma data de julgamento foi marcada.

Notícias relacionadas

Fontes