Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

Wikinews Election 2012.svg
Wikinews Election 2012.png

7 de novembro de 2012

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai governar o país por mais quatro anos. Ele foi reeleito ontem (6) com 332 votos dos 538 nos principais colégios eleitorais. Nos dez estados apontados como decisivos, o republicano Mitt Romney ganhou apenas na Carolina do Norte. Com o lema de campanha "Four More Years!" (Mais Quatro Anos!), Obama venceu uma disputa apertada em uma campanha política considerada a mais cara dos Estados Unidos.

A campanha de Obama conseguiu ganhar o voto nos estados decisivos de Ohio, Iowa, Colorado e Nova Hampshire. Romney venceu na Indiana e Carolina do Norte, dois estados onde Obama ganhou em 2008.

Obama agradeceu os eleitores via Twitter, postando: "Isso aconteceu por causa de vocês. Obrigado."

Na eleição para o Senado dos Estados Unidos em Massachusetts, Elizabeth Warren, que ajudou a criar a Proteção Financeira do Consumidor, derrotou o republicano Scott Brown. Em Wisconsin, a democrata Tammy Baldwin venceu Tommy Thompson e será o primeiro membro abertamente gay do Senado. No Missouri, a senador Claire McCaskill derrotou o republicano Todd Akin. Em agosto, Akin disse que as mulheres que são vítimas de estupro "legítimo" não podem engravidar, porque segundo ele elas possuem um "sistema que impede a gravidez".

Resultado da eleição por estados: em azul onde Obama venceu e em vermelho onde Romney venceu.

Ao saber do resultado das eleições, embora sem a conclusão de alguns estados, Obama fez um discurso de 25 minutos, no qual prometeu que o próximo mandato será mais bem-sucedido que o atual. “Nós sabemos, nos nossos corações, que para os Estados Unidos o melhor ainda está por vir”, disse Obama. De forma conciliadora, Romney felicitou o adversário político.


Obama discursou no Centro de Convenções McCormick Place, em Chicago, Illinois. Para uma multidão, o presidente reeleito cumprimentou Romney pela “árdua campanha”. Segundo Obama, sua meta é “fazer avançar o país”. Acompanhado pela mulher Michelle Obama e pelas filhas Malia e Sasha, ele elogiou a família.

“[Reeleito, estou] mais determinado e mais inspirado do que nunca”, disse, acrescentando que “nunca esteve tão esperançoso em relação à América”. Ele citou como desafios a reforma do sistema de imigração, a redução do déficit e as mudanças no Código Tributário.

No final do discurso, Obama recebeu no palco, ao lado da família, o vice-presidente reeleito, Joe Biden, e vários integrantes de sua equipe de campanha. Todos foram aplaudidos pela multidão que acompanhou a saudação do presidente reeleito.

Romney telefonou para Obama parabenizando-o pela vitória. Romney divulgou seu diálogo com Obama. "Demos tudo nesta campanha", disse o republicano, agradecendo o apoio que recebeu. "A eleição acabou, mas os nossos princípios se mantêm."

O candidato derrotado disse que deseja felicidades ao presidente reeleito e que rezará pelo seu sucesso, "em um tempo de grandes desafios para a América".

Referências


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati