Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

Wikinews Election 2012.svg
Wikinews Election 2012.png

7 de novembro de 2012

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai governar o país por mais quatro anos. Ele foi reeleito ontem (6) com 332 votos dos 538 nos principais colégios eleitorais. Nos dez estados apontados como decisivos, o republicano Mitt Romney ganhou apenas na Carolina do Norte. Com o lema de campanha "Four More Years!" (Mais Quatro Anos!), Obama venceu uma disputa apertada em uma campanha política considerada a mais cara dos Estados Unidos.

A campanha de Obama conseguiu ganhar o voto nos estados decisivos de Ohio, Iowa, Colorado e Nova Hampshire. Romney venceu na Indiana e Carolina do Norte, dois estados onde Obama ganhou em 2008.

Obama agradeceu os eleitores via Twitter, postando: "Isso aconteceu por causa de vocês. Obrigado."

Na eleição para o Senado dos Estados Unidos em Massachusetts, Elizabeth Warren, que ajudou a criar a Proteção Financeira do Consumidor, derrotou o republicano Scott Brown. Em Wisconsin, a democrata Tammy Baldwin venceu Tommy Thompson e será o primeiro membro abertamente gay do Senado. No Missouri, a senador Claire McCaskill derrotou o republicano Todd Akin. Em agosto, Akin disse que as mulheres que são vítimas de estupro "legítimo" não podem engravidar, porque segundo ele elas possuem um "sistema que impede a gravidez".

Resultado da eleição por estados: em azul onde Obama venceu e em vermelho onde Romney venceu.

Ao saber do resultado das eleições, embora sem a conclusão de alguns estados, Obama fez um discurso de 25 minutos, no qual prometeu que o próximo mandato será mais bem-sucedido que o atual. “Nós sabemos, nos nossos corações, que para os Estados Unidos o melhor ainda está por vir”, disse Obama. De forma conciliadora, Romney felicitou o adversário político.


Obama discursou no Centro de Convenções McCormick Place, em Chicago, Illinois. Para uma multidão, o presidente reeleito cumprimentou Romney pela “árdua campanha”. Segundo Obama, sua meta é “fazer avançar o país”. Acompanhado pela mulher Michelle Obama e pelas filhas Malia e Sasha, ele elogiou a família.

“[Reeleito, estou] mais determinado e mais inspirado do que nunca”, disse, acrescentando que “nunca esteve tão esperançoso em relação à América”. Ele citou como desafios a reforma do sistema de imigração, a redução do déficit e as mudanças no Código Tributário.

No final do discurso, Obama recebeu no palco, ao lado da família, o vice-presidente reeleito, Joe Biden, e vários integrantes de sua equipe de campanha. Todos foram aplaudidos pela multidão que acompanhou a saudação do presidente reeleito.

Romney telefonou para Obama parabenizando-o pela vitória. Romney divulgou seu diálogo com Obama. "Demos tudo nesta campanha", disse o republicano, agradecendo o apoio que recebeu. "A eleição acabou, mas os nossos princípios se mantêm."

O candidato derrotado disse que deseja felicidades ao presidente reeleito e que rezará pelo seu sucesso, "em um tempo de grandes desafios para a América".

Referências


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati