Bancos europeus sobem taxas um após o outro

Fonte: Wikinotícias

22 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os bancos centrais dos países europeus aumentaram as taxas de juros um após o outro no dia 22.

O Reino Unido elevou sua taxa básica de juros em 0,5 pontos percentuais, elevando as taxas de juros para 5% ao ano, o nível mais alto em 15 anos.

Andrew Bailey, líder do Banco da Inglaterra, alertou sobre novos aumentos de juros logo após a reunião de política monetária daquele dia, dizendo: "Estamos comprometidos em levar a inflação de volta à nossa meta de 2% e levaremos as decisões necessárias para o conseguir."

Inicialmente, o mercado financeiro previu fortemente um aumento de 0,25%p na taxa de juros nesta reunião de política monetária.

No entanto, analisa-se que o passo maior foi decidido quando o ritmo de aumento de preços ao consumidor foi maior do que o esperado no dia anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor do Reino Unido de maio, divulgado no dia 21, foi de 8,7%, mantendo o mesmo nível de abril. É superior à previsão de especialistas (8,4%) e registrou inflação acima do esperado pelo quarto mês.

Em meio a isso, a Suíça e a Noruega aumentaram suas taxas de juros em 0,25%p e 0,5%p, respectivamente. A Turquia elevou sua taxa básica de juros em 6,5 pontos percentuais, para 15%.

Em meio a isso, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed) dos EUA, participou de uma audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA no dia 21 e previu um aumento adicional nas taxas.

Fontes