Banco de dados da polícia chinesa vazado mostra quase 30.000 uigures detidos em Xinjiang

Fonte: Wikinotícias

15 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Quando o ativista uigure norueguês Abduweli Ayup verificou as primeiras páginas de um banco de dados vazado da polícia do governo chinês, ele encontrou os nomes, números de identificação e endereços de prisão de seu primo, ex-professor e vizinhos.

“Tenho medo de abrir outras páginas da lista que estou vendo e pedir à minha esposa que procure mais”, disse Ayup. “Quando minha esposa viu, ela começou a chorar porque outros nomes que ela encontrou na lista eram relacionados a ela.”

Dois bancos de dados da polícia de Xinjiang recentemente vazados incluem quase 30.000 uigures detidos na Região Autônoma Uigur de Xinjiang nos últimos anos.

Dois bancos de dados da polícia de Xinjiang recentemente vazados contêm informações detalhadas sobre quase 30.000 uigures detidos na Região Autônoma Uigur de Xinjiang nos últimos anos.

“Ativistas uigures receberam um banco de dados vazado de uigures detidos pela polícia chinesa na China e tentamos estudá-lo cuidadosamente”, disse Ayup.

Com a ajuda de uigures estrangeiros que encontraram suas famílias no banco de dados, Ayup e outros ativistas conseguiram autenticar o banco de dados da polícia chinesa vazado, segundo Ayup.

O banco de dados vazado continha os nomes, sexos, datas de nascimento, números de identidade, endereços residenciais, crimes cometidos, sentenças e endereços de prisão de quase 30.000 uigures de todo Xinjiang.

No banco de dados vazado, a maioria das acusações contra os uigures são principalmente “o crime de reunir uma multidão para perturbar a ordem social, o crime de usar o extremismo religioso para minar a implementação da lei, o crime de provocar brigas e causar problemas”.

No final de 2016, o governo chinês intensificou seus esforços de “ataque duro” contra as três forças do separatismo, terrorismo e extremismo em Xinjiang. Dados dos tribunais do governo chinês em 2018 mostraram que o número de pessoas condenadas pelos tribunais de Xinjiang subiu para mais de 133.000, de cerca de 21.000 em 2014.

Grupos de direitos humanos acusaram a China de deter arbitrariamente de um a dois milhões de uigures e outras minorias muçulmanas turcas em Xinjiang.

Os Estados Unidos caracterizaram o abuso da China contra os uigures e outros grupos turcos como genocídio e crimes contra a humanidade.

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, fará uma tão esperada visita à China, incluindo Xinjiang, este mês. Mas ativistas uigures como Ayup disseram que a visita de Bachelet a Xinjiang provavelmente não será uma visita independente e irrestrita.

Pequim nega a detenção em massa de uigures, diz que as alegações de abuso uigures são fabricadas por forças anti-China e afirma que os uigures são enviados a “centros de treinamento vocacional” para “desextremizar” e aprender “novas habilidades profissionais e chinês”.

“Refutamos as mentiras sobre Xinjiang fabricadas por algumas organizações e indivíduos”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores da China em resposta a uma pergunta da AFP sobre a lista vazada. “Xinjiang tem uma sociedade harmoniosa e estável... todas as minorias étnicas desfrutam plenamente de seus direitos.”

A AFP também entrevistou vários uigures fora da China que encontraram detalhes do encarceramento de suas famílias em um banco de dados vazado.

Uma delas, Nursimangul Abdureshid, uma ativista uigure de 34 anos de Istambul, disse que encontrou informações sobre as prisões de seu irmão e de vizinhos em um banco de dados.

“Vi meu irmão mais novo, nossos vizinhos, incluindo pai e filho da mesma família, e algumas outras pessoas em nossa aldeia do banco de dados vazado”, disse Abdul Rahiti.

Os pais e dois irmãos de Abdul Rexiti foram sequestrados pelas autoridades chinesas de sua casa em Kashgar, no sul de Xinjiang, em meados de 2017.

Em 2020, a embaixada chinesa em Ancara confirmou que o irmão mais novo de Abdul Rexiti, Mehmet Aili, e seus pais foram presos por crimes relacionados ao terrorismo.

Em 2020, a embaixada chinesa em Ancara confirmou que o irmão mais novo de Nursi Mangul, Mehmet Aili, e seus pais foram presos por crimes relacionados ao terrorismo, segundo Abdur Rishiti.

“Esses bancos de dados da polícia chinesa vazados me deram informações sobre a localização da prisão do meu irmão, que a embaixada chinesa não me deu há dois anos”, disse Abdul Rishiti.

No banco de dados vazado, tem nome, sexo, endereço, endereço do irmão mais novo de Abdul Rashid, Mehmet Ali Abdul Rashiti, o endereço onde ele cumpriu 15 anos e 11 meses de prisão.

A pena de prisão de 15 anos e 11 meses para Mehmet Ally é o mesmo número confirmado a Abdul Rashid pela embaixada de Pequim em Ancara há dois anos.

“Em apenas um banco de dados vazado, vi milhares de nomes do condado de Kona Sheikh, onde cresci quando criança", disse Abdul Rishiti. "Temos dito ao mundo que milhões de pessoas estão sendo detidas e agora estamos vendo parte da evidência de que o governo chinês está tentando esconder do mundo”.

Fontes