Ban Ki Moon lança apelo nas eleições presidênciais na Guiné-Bissau

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

23 de julho de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, considerou o pleito eleitoral na Guiné-Bissau, como uma importante medida no quadro dos esforços da restauração da democracia e da reconciliação nacional em curso naquele país.

Ban Ki Moon exortou os eleitores guineenses a participarem, de forma activa e pacífica, na votação e apelou aos candidatos para resolverem, de forma pacífica, as eventuais disputas resultantes da votação deste domingo.

O secretário-geral da ONU espera, por outro lado, que as eleições presidenciais venham a constituir um passo seguro no sentido da estabilidade e da segurança e no relançamento da situação económica e social, tendentes à consolidação da paz.

No comunicado, tornado público, na quinta-feira, na sede da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos, Ban Ki Moon sublinha, por outro lado, o empenhamento das Nações Unidas no reconhecimento da legitimidade do presidente que vier a ser eleito pela maioria dos votos dos guineenses.

Entretanto, as autoridades reforçaram o sistema de segurança tendo em vista a segunda volta das eleições de domingo próximo, colocando em estado de alerta cinco mil homens, situação que se irá manter até à investidura do chefe de Estado eleito.

Fonte