Bósnia-Herzegovina, Brasil, Gabão, Nigéria e Líbano eleitos membros rotativos do Conselho de Segurança da ONU

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sede do Conselho de Segurança, em Nova Iorque.

15 de outubro de 2009

Nova Iorque, Estados Unidos

Bósnia-Herzegovina, Brasil, Gabão, Nigéria e Líbano foram eleitos hoje membros provisórios do Conselho de Segurança da ONU para o período de 2010 a 2011.

Os cinco países enumerados substituiram a Burkina Faso, o Vietnã, a Costa Rica, a Líbia e a Croácia, que concluem seu mandato de dois anos no final de dezembro próximo. Os demais cinco membros provisórios do Conselho de Segurança serão eleitos em outubro de 2010 para o período de 2011 a 2012.

O Conselho de Segurança da ONU é o principal organismo internacional encarregado da manutenção da paz e segurança. É formado por 15 membros, cinco dos quais são permanentes (Rússia, Estados Unidos, China, França e Reino Unido) e têm direito a veto. Os demais membros –provisórios– são eleitos para um mandato de dois anos pela Assembleia Geral da ONU.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati