Azerbaijão lança ataque mortal na disputada Nagorno-Karabakh

Fonte: Wikinotícias
Mapa: região em amarelo com a presença de forças para manutenção da paz

19 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Azerbaijão lançou um ataque na terça-feira contra as posições armênias na disputada região de Nagorno-Karabakh.

Autoridades locais relataram que a ação militar matou ou feriu dezenas de civis no enclave, que é habitado principalmente por armênios étnicos, mas totalmente cercado pelo Azerbaijão.

O Azerbaijão chamou o esforço de “operação antiterrorista”. O seu Ministério da Defesa disse que foram tomadas medidas em resposta às explosões de minas terrestres que mataram quatro soldados e dois civis na região.

A Armênia chamou a "ação de limpeza étnica".

A França condenou o ataque que chamou de "ação militar injustificada" e apelou ao Azerbaijão a pôr fim ao conflito. A União Europeia também condenou a ação. O chefe da política externa da UE, Josep Borrell, apelou ao Azerbaijão para parar as suas atividades militares, dizendo: “Há uma necessidade urgente de regressar ao diálogo entre os arménios de Baku e Karabakh”.

O Azerbaijão alegou que a Arménia tinha contrabandeado armas ilegalmente, o que levou a estabelecer o bloqueio, fazendo com que os civis perdessem o acesso a bens de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos.

A França pediu que o Azerbaijão seja responsabilizado pelas vidas de civis que foram ceifadas ou colocadas em perigo e solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que ocorrerá na quinta-feira.

A Rússia também apelou à paz na região e manteve conversações com a Arménia e o Azerbaijão. A Rússia mantém laços estreitos com ambos os países e tem uma base militar na Arménia.

A Rússia contatou o Azerbaijão sobre suas operações militares em Nagorno-Karabakh, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na terça-feira. “Baku está fornecendo informações a Moscou sobre a operação”, disse Zakharova.

Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA enviou à agência de notícias Reuters um comunicado do secretário de Estado, Antony Blinken. “Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com as ações militares do Azerbaijão em Nagorno-Karabakh e apelam ao Azerbaijão para cessar essas ações imediatamente”, disse Blinken. “Estas ações estão piorando uma situação humanitária já terrível em Nagorno-Karabakh e minam as perspetivas de paz.”

A guerra eclodiu entre a Arménia e o Azerbaijão durante seis semanas em 2020 e há uma preocupação crescente de que o conflito possa ser retomado.

Nagorno-Karabakh estava sob controle étnico armênio desde 1994, mas partes dele foram recuperadas pelo Azerbaijão após a guerra em 2020. Forças de manutenção da paz russas foram colocadas na região.

Fontes