Avião cai na Holanda, matando 9 e ferindo mais de 80 pessoas

Fonte: Wikinotícias

Amstedã, Holanda • 25 de fevereiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um avião de passageiros turco, o Boeing 737-800 da Turkish Airlines, que havia decolado de Istambul, Turquia com 127 passageiros e 7 membros da tripulação, segundo a companhia, caiu hoje a três quilômetros do aeroporto de Amsterdã-Schiphol, às 10H31 local (09H31 GMT), quando se preparava para pousar no aeroporto de Amsterdã.

Sobreviventes contaram que a aeronave pegou um vácuo antes de cair, se partindo em três, perdendo o motor e disseram que o avião não pegou fogo.

"Lamentamos os nove mortos e mais de 50 feridos", declarou à imprensa Michel Bezuijen, o prefeito da cidade de Haarlemmermeer, onde fica o aeroporto. "Entre os feridos, incluindo membros da tripulação, 25 foram gravemente feridos", destacou.

As autoridades turcas afirmaram num primeiro momento que todos os passageiros do avião haviam sobrevivido, depois o balanço foi aumentando: a televisão holandesa anunciou que quatro ou cinco corpos haviam sido tirados da aeronave.

O trânsito para o aeroporto de Schiphol foi em parte interrompido e duas das quatro pistas foram fechadas.

Rede de TV NOS

"Estou vendo as vítimas com meus próprios olhos, quatro ou cinco corpos foram tirados em lençóis brancos da aeronave. Elas foram colocadas no chão perto da aeronave", declarou um jornalista da rede de televisão holandesa NOS. As imagens mostraram pouco antes montes de lençóis brancos.

Segundo as imagens da NOS, um grande número de socorristas foi mobilizado em torno do avião para tirar as pessoas das ferragens. Ambulâncias entravam e saíam do local sem parar.

O avião caiu a pouco menos de três quilômetros antes da pista de pouso do aeroporto, em um campo que beira a estrada, não longe de algumas casas, segundo imagens da televisão holandesa.

"O avião estava se preparando para uma aterrissagem normal, tivemos a impressão de estar caindo... e depois foi um pânico", disse.

A NOS indicou que cerca de 50 pessoas saíram ilesas.

Amsterdã é o quinto aeroporto na Europa em número de passageiros (atrás de Londres-Heathrow, Paris-Roissy, Franckfurt e Madri), com 47,7 milhões de passageiros em 2007, segundo dados do Conselho Internacional dos aeroportos (ACI) Europa.

Fontes