Autoridades temem onda terrorista à medida que se aproxima decisão sobre a reeleição presidencial na Colômbia

Fonte: Wikinotícias
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.

13 de outubro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de um atentado contra um senador partidário do Presidente da Colômbia Álvaro Uribe Vélez e da descoberta de morteiros caseiros próximos da residência presidencial, as autoridades colombianas temem agora uma escalada terrorista no país, provavelmente destinada a desprestigiar a chamada política de segurança democrática. A situaçao começa a ficar tensa quando se aproxima o momento em que a Corte Constitucional (Superior Tribunal de Justiça colombiano) deve emitir seu parecer sobre a validade do Ato Legislativo 002 de 2004, que reforma a Constituição para permitir a reeleição presidencial.

O parecer da corte estava previsto para a quinta-feira ou a sexta-feira, segundo informaram os principais meios de comunicação colombianos.

Independente do resultado, ele causará polêmica, como vem a acontecer nas últimas semanas, entre apoiadores e opositores do atual presidente.

Se a reeleição presidencial for declarada constitucional, Uribe poderá apresentar-se como candidato às eleições de maio de 2006. Pelos resultados de diversas sondagens de opinião a reeleição de Uribe seria, no atual momento, praticamente certa.

Fontes