Autoridades do Canadá investigam objecto derrubado que sobrevoava seu território

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

12 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro do Canadá afirmou que o seu Governo vai recolher e investigar o objeto não identificado derrubado quando sobrevoava o seu território no sábado, 11, por um caça dos Estados Unidos. O objecto que voava alto sobre a região de Yukon foi detectado pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, a organização conjunta EUA-Canadá que assegura a defesa compartilhada do espaço aéreo dos dois países, na noite de sexta-feira sobre o Alasca, disseram mais tarde as autoridades dos EUA.

Justin Trudeau disse ter conversado com o Presidente americano, Joe Biden, antes de dar a ordem para derrubar o objeto. A Agência Federal de Aviação (FAA) confirmou para a VOA News que o espaço aéreo sobre Montana foi fechado para aeronaves civis durante várias horas na noite de sábado “para apoiar as atividades do Departamento de Defesa”.

No espaço de uma semana os caças F-22 dos EUA derrubaram três objetos no espaço aéreo do país e do Canadá, fato que tem levantado questões sobre o que exatamente está a acontecer. Na sexta-feira, os Estados Unidos tinham derrubado outro objeto, depois do primeiro, abatido no dia 4 e claramente identificado como sendo da China.

Embora Trudeau tenha descrito o objeto no sábado como "não identificado", um porta-voz do NORAD, major Olivier Gallant, disse que os militares determinaram o que era, mas não revelaram detalhes.

No caso do primeiro balão, o Governo chinês desculpou-se dizendo que o balão fazia investigações meteorológicas e que se desviou do seu rumo.

Notícias Relacionadas

Fontes