Atirador mata 17 pessoas na escola e é morto pela polícia na Alemanha

Fonte: Wikinotícias

Albertville e Winnenden, Alemanha • 11 de março de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais um caso de massacre contra pessoas dentro de escola, resultou na morte de 17 pessoas, entre alunos e civis. O autor do ataque a uma escola na cidade alemã de Winnenden morreu em troca de tiros com a polícia durante a fuga.

A polícia chegou a dizer que havia matado o rapaz. Mas, segundo o porta-voz da polícia na vizinha Waiblingen, Rainer Koeller, não ficou claro se ele foi morto por tiros disparados por policiais ou se ele se matou.

A última morte foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira. A vítima é um aluno que havia sido baleado de manhã.

O Ataque

Vestido com roupas pretas de combate, o jovem de 17 anos identificado como Tim K., invadiu a escola secundária Albertville por volta das 9h30 (5h30 no horário de Brasília). Ele procurou duas salas de aula específicas e atirou a esmo. Nove estudantes de 14 e 15 anos morreram no local. "Ele simplesmente atirou para todos os lados", disse à revista “Spiegel” um porta-voz da polícia.

O criminoso ainda matou três professores e uma pessoa numa clínica vizinha antes de fugir de carro com um refém para o centro da cidade. Perseguido pela polícia, ele morreu durante tiroteio em um supermercado na região de Esslingen. Na troca de tiros, duas pessoas morreram e dois policiais ficaram gravemente feridos.

Segundo a polícia, o jovem era ex-aluno da escola Albertville, que tem 580 estudantes. Autoridades locais disseram que ele não se destacava por qualquer tipo de comportamento suspeito. Depois de deixar a escola, no ano passado, ele iniciou uma formação profissional. O motivo dos ataques ainda é desconhecido.

A escola foi evacuada e isolada logo após o episódio e as testemunhas receberam atendimento médico e psicológico.

A cidade de Winnenden tem 27.600 habitantes e fica 20 quilômetros ao nordeste de Stuttgart, umas das maiores cidades alemãs. O histórico município mercantil tem origens que remontam ao século 12 e é sede da firma alemã Kaercher, renomada fabricante de aspiradores de pó e lavadoras de alta pressão.

Repercussão

"Sou diretor de polícia em Baden-Wuerttemberg há 19 anos e não me recordo de nenhum ato tão terrível quanto este", disse Erwin Hetger, chefe de polícia do Estado do sudoeste da Alemanha. Um porta-voz do governo alemão em Berlim se disse "profundamente chocado" com o incidente. Tanto a chanceler federal Angela Merkel quanto o presidente Horst Köhler lamentaram o ocorrido.

De acordo com a agência alemã Deutsche Welle, o porta-voz do governo em Berlim, Ulrich Wilhelm, acentuou "o profundo pesar e consternação" da premiê. A ministra alemã da Família, Ursula von der Leyen], assinalou a necessidade de uma melhor precaução de casos como esse no país, entre outros através de uma cooperação mais estreita entre as escolas e os pais.

Outras tragédias Tiroteios em escolas chocaram a Alemanha nos últimos anos.

Em abril de 2002, a Alemanha sofreu o pior incidente do gênero quando um homem matou 17 pessoas, incluindo a si próprio, em uma escola na cidade de Erfurt, no leste do país.

Em 2006, um homem mascarado carregando explosivos nas roupas e portando rifles abriu fogo em uma escola na cidade de Emsdetten, no oeste do país, ferindo pelo menos 11 pessoas antes de cometer suicídio.

Fontes