Ataque com explosivo contra mesquita deixa cinco feridos na Suécia

Fonte: Wikinotícias

Suécia • 25 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Incêndio provocado por um artefato explosivo atirado no interior de uma mesquita, em uma localidade próxima a Estocolmo, capital da Suécia, feriu hoje (25) cinco pessoas, anunciou a polícia local. "Alguém atirou um explosivo através de uma janela e provocou um incêndio no interior da mesquita", disse um porta-voz da polícia, Lars Franzell, segundo o qual entre 15 e 20 pessoas estavam no edifício.

O ataque em Eskilstuna, 90 quilômetros a oeste de Estocolmo, ocorre num momento em que a Suécia atravessa uma escalada de ações da extrema direita. Conhecido pelo bom acolhimento aos refugiados estrangeiros, o país viu o cenário político mudar em dezembro, após o partido direitista Democratas da Suécia ter sido eleito terceira força parlamentar. O resultado forçou o governo de esquerda a convocar eleições legislativas antecipadas.

A mesquita atacada está situada no térreo de edifício residencial. O fogo foi provocado depois do meio-dia de hoje, informou a polícia. "O ódio aos estrangeiros foi reforçado", declarou o chefe da Associação dos Muçulmanos na Suécia, Omar Mustafa, à rádio pública SR. A polícia abriu inquérito para apurar o incêndio de origem criminosa, mas ainda não identificou nenhum suspeito. Os cinco feridos foram hospitalizados com sintomas de intoxicação, golpes e fraturas.

Em janeiro deste ano, desconhecidos pintaram a cruz suástica [símbolo nazista] na porta de uma mesquita em Estocolmo. Em dezembro do ano passado, um grupo de neonazistas atacou um centro antirracista na capital sueca, deixando três feridos.

Fontes