Ataque aéreo israelense em Gaza deixa mais de 150 mortos
27 de dezembro de 2008
Brasil — Aviões israelenses F-16 lançaram uma série de ataques aéreos contra palestinos na Faixa de Gaza neste sábado (27), que deixaram quase 200 pessoas mortos, de acordo com fontes médicas palestinas, e outras 200 estariam feridas, segundo o a versão online do jornal israelense Haaretz.
Os ataques aéreos tiveram como alvo dezenas de prédios do governo e instalações de segurança do Hamas, afirmaram autoridades israelenses. Foram os ataques aéreos mais intensos que Israel lançou contra Gaza nos últimos anos e ocorreram após o fim de uma trégua entre o governo israelense e o Hamas, que controla a região desde que expulsou as forças da facção rival, o Fatah, em junho de 2007.
O governo de Israel alegou que responde aos ataques com foguetes lançados de Gaza contra seu território. Já o Hamas responsabiliza o país pelo bloqueio de mais de 18 meses à Faixa de Gaza, que tem impedido a entrada de alimentos e combustível no território palestino. Autoridades israelenses, entretanto, defendem o bloqueio, dizendo que ele é necessário para isolar o Hamas e impedir que militantes palestinos disparem foguetes contra cidades israelenses na fronteira.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Ataques israelenses em Gaza matam 155, segundo palestinos— BBC Brasil, 27 de dezembro de 2008
- Bombardeio aéreo de Israel deixa quase 200 mortos em Gaza— Folha Online, 27 de dezembro de 2008
- Sobe para 195 número de mortos em ataque de Israel em Gaza— O Estado de S.Paulo, 27 de dezembro de 2008
- Palestinians: At least 195 dead, over 200 hurt in IAF Gaza strikes— Haaretz, 27 de dezembro de 2008
- Scores dead in Israeli raid on Gaza— Al Jazeera, 27 de dezembro de 2008
- Israel bombardea Gaza y deja al menos 195 muertos— El País, 27 de dezembro de 2008
- Hamas suspende trégua com Israel em Gaza— BBC Brasil, 19 de dezembro de 2008
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|