Ataque aéreo israelense em Gaza deixa mais de 150 mortos

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 27 de dezembro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Aviões israelenses F-16 lançaram uma série de ataques aéreos contra palestinos na Faixa de Gaza neste sábado (27), que deixaram quase 200 pessoas mortos, de acordo com fontes médicas palestinas, e outras 200 estariam feridas, segundo o a versão online do jornal israelense Haaretz.

Os ataques aéreos tiveram como alvo dezenas de prédios do governo e instalações de segurança do Hamas, afirmaram autoridades israelenses. Foram os ataques aéreos mais intensos que Israel lançou contra Gaza nos últimos anos e ocorreram após o fim de uma trégua entre o governo israelense e o Hamas, que controla a região desde que expulsou as forças da facção rival, o Fatah, em junho de 2007.

O governo de Israel alegou que responde aos ataques com foguetes lançados de Gaza contra seu território. Já o Hamas responsabiliza o país pelo bloqueio de mais de 18 meses à Faixa de Gaza, que tem impedido a entrada de alimentos e combustível no território palestino. Autoridades israelenses, entretanto, defendem o bloqueio, dizendo que ele é necessário para isolar o Hamas e impedir que militantes palestinos disparem foguetes contra cidades israelenses na fronteira.

Fontes