Assinado o Tratado de Reforma institucional da União Europeia

Fonte: Wikinotícias
Líderes da União Européia, aquando da assinatura do Tratado.

13 de dezembro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foi assinado hoje, em Lisboa, o Tratado de reforma ou Tratado de Lisboa, segundo o acordo alcançado pelo Conselho da União Europeia em Lisboa em 19 de outubro de 2007, é o que substitui a Constituição europeia estipulada no abandonado Tratado pelo qual se estabelece uma Constituição para a Europa, de 2004.

Processo de ratificação

   referendo obrigatório

   referendo possível

   ratificação parlamentar

Por este novo tratado, a União Europeia tem personalidade jurídica própria para assinar acordos internacionais a nível comunitário.

"Agora é o momento de avançar. A Europa deve enfrentar numerosos desafios, tanto internos como externos, e os nossos cidadãos querem resultados. A globalização é o denominador comum a todos esses desafios", disse Durão Barroso, presidente da Comissão Européia.

A emenda proposta pela Presidência alemã do Conselho da União Européia em 19 de maio de 2007 incluiu a "essência da Constituição". A proposta foi apresentada após as reuniões de trabalho entre a presidência e os delegados dos 27 estados membros durante o primeiro semestre de 2007.

Decidiu-se abandonar o formato do 'Tratado constitucional' e, em alternativa, dar impulso a um tratado clássico que introduza emendas nos dois tratados atualmente em vigor, o Tratado da União Europeia e o Tratado da Comunidade Europeia, que passaria a chamar-se Tratado sobre o funcionamento da União.

Portugal, que assumiu a presidência da UE durante o segundo semestre de 2007, lançou uma conferência intergovernamental (CIG), para acabar a redação do texto, coincidindo com a reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros. O novo Tratado foi apresentado na cúpula de 18 de outubro, em Lisboa, e foi assinado pelos representantes dos vários governos hoje, 13 de dezembro de 2007, no Mosteiro dos Jerónimos. Depois iniciar-se-á o processo de ratificação com o objetivo de que o texto entre em vigor em 2009.

Cláusulas essenciais

O tratado contém duas cláusulas essenciais:

  • uma modifica o tratado da União Europeia (ou tratado da UE - originalmente, tratado de Maastricht);
  • outra modifica o tratado que institui a Comunidade Europeia (ou tratado da CE - originalmente, tratado de Roma de 1957).

O tratado da UE conservará o seu nome, e o tratado da CE tornar-se-á em Tratado sobre o funcionamento da União Europeia, União que passa a ter personalidade jurídica própria.

O termo «Comunidade» será substituído por «União» e será explícito que os dois tratados constituem a base sobre a qual a União é fundada.

O conceito constitucional que consiste em abranger todos os actuais tratados para os substituir um único texto (Tratado de Roma de 2004 ou Tratado que estabelece uma constituição para a União Europeia) é abandonado. O tratado de reforma institucional introduzirá nos tratados actualmente em vigor as inovações decorrentes dos trabalhos da Conferência Intergovernamental de 2004.

Alto representante

O Conselho alcançou um acordo no que diz respeito ao posto, papel e poderes do futuro representante de política externa da UE.

Estabeleceu-se que o chefe da Política Externa irá se chamar Alto Representante para a Política Exterior e de Segurança Comum da União Europeia e será também vice-presidente da Comissão Europeia. Combinará os postos ocupados até então pelo Alto Representante de Política Exterior e o Comissário de Relações Externas, que controla o acordado pela Comissão em matéria de cooperação e política externa e o pessoal desta área do executivo comunitário. Além disso presidirá ao Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE.

Fontes