Arqueólogos provam que ocupação humana em Portugal foi antes do que se pensava
21 de novembro de 2020
A descoberta feita por cientistas na Lapa do Picareiro, na região de Santarém, levou-os a afirmar que o homem moderno chegou ao ponto mais ocidental da Europa há cerca de 5 mil anos. A Lapa do Picareiro fica perto da Gruta do Almonda em Torres Novas, o que é um dos sinais da existência do homem moderno e do Neandertal, embora não haja evidências da relação cultural entre os dois grupos.
O trabalho arqueológico do sítio está dividido em duas etapas principais. A primeira foi criada em 1994 e dirigida por Nuno Bicho, professor da Universidade do Algarve , tendo recebido várias bolsas da National Geographic Society, tendo a segunda iniciado em 2005. Coordenado por Jonathan Haws, pesquisador da Vail University. A equipe envolvida nos últimos trabalhos inclui arqueólogos da UAlg e da Universidade Autónoma de Lisboa .
As ferramentas de cascalho encontradas revelaram indícios de ocupação humana em Portugal entre 41.000 e 38.000 anos.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Novas descobertas em Portugal demonstram que homem moderno chegou à Península Ibérica 5 mil anos antes do que se pensava— Aventuras na História, 13 de outubro de 2020
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|