Argentina tem recorde de chuva

Fonte: Wikinotícias

9 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um evento significativo de chuvas e tempestades está afetando as províncias centrais da Argentina, incluindo as cidades de Córdoba e Buenos Aires.

Pelo que se esperava, a chegada de um sistema frontal à região e sua consequente estagnação geraria chuvas e tempestades generalizadas de intensidade variada. Nas últimas horas, a região mais afetada foi a que se estende entre o sudeste de Córdoba, o sul de Santa Fé, o sul de Entre Ríos e o extremo norte da província de Buenos Aires .

Em Marcos Juárez houve recordes de chuva, com os dados oficiais do Serviço Meteorológico Nacional indicando um número assustador de 225mm, um novo recorde diário de chuva para a cidade desde 1961.

De acordo com a Defesa Civil da província de Córdoba, as chuvas extraordinárias causaram enchentes e alagaram residências, obrigando a evacuar dezenas de pessoas.

Outra área com chuvas abundantes em poucas horas foi Venado Tuerto, em Santa Fé, onde também ocorreram inundações. Toda essa área, que também inclui cidades como Rosário e Gualeguaychú, registrou chuvas na ordem de 60 a 90mm, segundo dados oficiais, embora registros não oficiais indiquem cifras superiores.

Mau tempo e alertas continuam na região

Toda área central da Argentina continua sob alerta para chuvas e tempestades ao menos para amanhã e a melhora do tempo deve demorar a ocorrer, haja vista que na região está estacionado um sistema frontal, com previsão de começar a “ondular” no final de hoje e tender no sábado para a formação de um centro de baixa pressão (ciclone tropical) que afetará toda a região em questão.

O aprofundamento deste sistema aumentará notavelmente os ventos nesta região, afetando especialmente a província de Buenos Aires com rajadas superiores a 60km/h e a 80km/h na costa entre o final de sábado e a manhã de domingo.

Uma melhora nas condições do tempo é esperada para domingo, entre a manhã e o início da tarde.

Chuva no Uruguai e Rio Grande do Sul

Segundo a Metsul, a chuva também foi intensa no Sudoeste do Uruguai, principalmente no departamento de Colonia. As cidades de Nueva Palmira e Nueva Helvécia registraram, respectivamente 112,8 e 98mm.

A chuva também deve alcançar o Rio Grande do Sul no final de sábado, porém será menos intensa, com exceção do extremo Sul gaúcho.

Fontes