Arábia Saudita: consequências do teto do preço do petróleo não são claras

Fonte: Wikinotícias

12 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ministro da Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, disse no dia 11 que o limite de preço do petróleo bruto russo, ao qual os países ocidentais aderiram, "ainda não produziu resultados claros".

Falando em um fórum após o anúncio do orçamento de 2023 em Riad, o ministro Abdulaziz disse que o teto do preço do petróleo bruto russo foi "feito para um propósito político, e ainda não está claro se tal ferramenta pode alcançar esse propósito político", disse.

Anteriormente, o teto de preço do petróleo bruto russo entrou em vigor no dia 5.

A medida, acompanhada pelas sete maiores economias (G7), a União Europeia (UE) e a Austrália, estabelece um teto para o preço do petróleo bruto exportado pela Rússia para US$ 60 por barril.

A Rússia protestou que o teto de preço é inaceitável e apresentou uma posição de que não venderá petróleo bruto a países que o apliquem.

Abdulaziz disse que a decisão de 5 de outubro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de outros países produtores de petróleo, incluindo a Rússia, de reduzir a produção em 2 milhões de barris por dia provou ser a decisão certa dada a situação atual.

A OPEP+ decidiu em uma reunião no dia 4 deste mês manter a produção inalterada em meio à incerteza sobre como o teto do preço do petróleo bruto russo afetará o mercado.

O ministro Abdulaziz disse que a OPEP+ continuará a se concentrar na estabilidade do mercado para o próximo ano e que "todos os membros da OPEP+, grandes e pequenos, devem participar da tomada de decisões".

Fontes