Apoiadores do golpe no Níger protestam contra sanções

Fonte: Wikinotícias

3 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Enquanto os Estados da África Ocidental consideram intervir no Níger para restaurar a democracia uma semana após um golpe militar, centenas de apoiadores da junta se reuniram na capital Niamey na quinta-feira para protestar contra as sanções impostas pelos vizinhos do país.

O general Abdourahamane Tchiani, ex-chefe da guarda presidencial do Níger, depôs o presidente Mohamed Bazoum na semana passada em um golpe militar e declarou-se chefe de Estado.

Tchiani disse que a mudança foi necessária devido à insegurança no país causada por uma insurgência islâmica.

Mas os incidentes violentos no Níger na verdade diminuíram quase 40% nos primeiros seis meses de 2023 em comparação com os seis meses anteriores, de acordo com dados publicados pelo Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos, ou ACLED em inglês. O ACLED é um grupo de monitoramento de crises com sede nos Estados Unidos.

Além de impor sanções, o principal bloco regional, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, ou CEDEAO, disse que poderia autorizar o uso da força se os soldados não restaurassem Bazoum ao poder até domingo.

O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu na quinta-feira a libertação imediata de Bazoum. Ele disse em um comunicado que o Níger estava "enfrentando um grave desafio à sua democracia".

"O povo nigeriano tem o direito de escolher seus líderes", disse ele. "Eles expressaram sua vontade por meio de eleições livres e justas - e isso deve ser respeitado."

O Ministério das Relações Exteriores da China disse na quinta-feira que acredita que o Níger pode encontrar uma "resolução política" para a situação atual.

"Acreditamos que o Níger e os países da região têm sabedoria e capacidade para encontrar uma solução política para a situação atual", disse o ministério em comunicado à Reuters.

"O presidente Bazoum é amigo da China, espera-se que sua segurança pessoal seja garantida e que as partes relevantes no Níger gerenciem pacificamente as diferenças por meio do diálogo com os interesses fundamentais da nação e do povo como ponto de partida", acrescentou o ministério.

Ambos os países, EUA e China, não chamaram a tomada de poder de golpe.

Notícias relacionadas

Fontes