Apelos da UNESCO para a proteção do patrimônio cultural do Afeganistão

Fonte: Wikinotícias
Um dos Budas de Bamiyan antes da sua completa destruição

20 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A agência cultural das Nações Unidas, a UNESCO, pediu na quinta-feira a proteção e preservação do patrimônio cultural do Afeganistão, alertando que prejudicá-lo só poderia ter consequências adversas para uma paz duradoura.

“O Afeganistão é o lar de uma ampla variedade de herança rica e diversa, que é parte integrante da história e identidade afegãs, bem como de importância para a humanidade como um todo, que deve ser salvaguardada”, disse a agência em um comunicado.

Os especialistas estão preocupados com o Museu Nacional de Cabul, bem como com os locais designados como Patrimônio Mundial, incluindo o minarete e os restos arqueológicos de Jam e a paisagem cultural e os restos arqueológicos do Vale de Bamiyan.

Vinte anos atrás, o Talibã explodiu os dois Budas de Bamiyan, estátuas gigantescas que ficavam em nichos esculpidos nas montanhas do vale por séculos.

A UNESCO disse que sua destruição deliberada teve como objetivo destruir a cultura, a identidade e a história e mostrou como a destruição do patrimônio pode ser usada como uma arma contra as populações locais.

Imagens de combatentes talibãs explodindo as estátuas foram transmitidas ao redor do mundo, aumentando a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural. Em 2012, a comunidade internacional reconheceu a destruição intencional do patrimônio cultural como um crime de guerra.

Na terça-feira, Karima Bennoune, relatora especial da ONU no campo dos direitos culturais, exortou as nações a agirem urgentemente para prevenir “um massivo desastre cultural e de direitos humanos” no Afeganistão.


Notícia relacionada

Fonte