Após tempestade Kathleen, outra área de baixa pressão afetará o Reino Unido
9 de abril de 2024
Outra área de baixa pressão segue de perto a tempestade Kathleen, que trouxe condições desafiadoras a partes do Reino Unido no fim de semana.
O sistema de baixa pressão trará os ventos mais fortes para a Cornualha e para as partes costeiras de Devon e Somerset, mas à medida que o sistema continua a percorrer o Reino Unido, os ventos fortes se estenderão do Canal da Mancha até Kent e ao longo das costas dos mares Céltico e da Irlanda até Lancashire. Estes ventos fortes vêm em combinação com grandes ondas e uma das marés mais altas do ano, com grandes impactos para as áreas costeiras. Um alerta de fortes chuvas também foi emitido para partes do sul e leste da Escócia.
Frank Saunders, meteorologista chefe do Met Office, disse: “este sistema está atualmente em fase de aprofundamento e trará as rajadas mais fortes para áreas em seus flancos oeste e sul. À medida que o sistema se desenvolve, ele trará ar mais quente de volta para algumas áreas do sudeste da Inglaterra".
Impactos costeiros
Harry Walton, Gerente de Inundações da Agência Ambiental, disse: devido a uma combinação de marés e ventos fortes que geram tempestades e grandes ondas, são prováveis impactos menores devidos inundações costeiras em partes da Inglaterra".
“As equipas da Agência do Ambiente estão no terreno, tomando medidas para reduzir o impacto das inundações e apoiar as comunidades afetadas. Instamos as pessoas que moram na costa a procurarem locais seguros, a tomarem extremo cuidado nas estradas e a não conduzirem nas águas das enchentes, pois apenas 30 cm de água corrente são suficientes para mover um carro".
Helen Caughey, meteorologista vice-chefe do Met Office, enfatizou: a previsão contém um interlúdio breve e mais silencioso graças a uma crista de alta pressão que se estabelece em todo o país ainda na terça-feira. Isto trará condições de seca para a maioria das áreas por um tempo, mas também uma chance de algumas geadas noturnas em locais propensos.
“No entanto, até quarta-feira, outra faixa de chuva chega do oeste, trazendo precipitações fortes e persistentes, especialmente para áreas mais altas no oeste e no norte, com avisos já emitidos para partes do oeste da Escócia. Este sistema é acompanhado por alguns ventos fortes e tempestuosos, especialmente em locais costeiros e em terrenos elevados, na metade norte do país. As melhores condições, mais secas e brilhantes, ocorrem provavelmente no sul e no leste do país".
Kathleen foi a 11ª tempestade a ser nomeada pelos países do oeste europeu nesta temporada de tempestades.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Another low-pressure area to bring wind and rain — Met Office, 8 de abril de 2024
- Storm Kathleen to bring strong winds — Met Office, 5 de abril de 2024 Conforme Policies, este texto pode ser usado usado livremente conforme a Licença governamental aberta para informações do setor público v3.0 que permite a copia e distribuição desde que citada a fonte.