Após 19 anos, Wikipédia pretende bloquear edições de anônimos

Fonte: Wikinotícias

9 de setembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nos últimos 19 anos a Wikipédia tornou-se a maior wiki da internet, sendo um dos sítios mais acessados do mundo. Todo esse êxito é graças aos milhões de colabores voluntários, tanto pessoas que possuem uma conta ou não.

No entanto, há desvantagem em aceitar edições de qualquer pessoa: o "vandalismo". Segundo as regras da Wikipédia, presume-se que os editores atuem de boa-fé, no entanto, qualquer pessoa pode ser bloqueada do sítio se, mesmo após avisada, continuar violando suas regras.

Um dos principais argumentos observados na enciclopédia é que a maioria dos vandalismos decorrem de usuários não registrados.[Nota 1] A Wikipédia em português já realizou pelo menos 15 discussões para bloquear edições de anônimos.

A última discussão teve início em 23 de agosto, pelo usuário Renato de Carvalho Ferreira. O principal argumento observado na votação decorrente é que cerca de "80% dos vandalismos são de usúarios não registrados". O Wikinotícias analisou os dados e eles não são precisos.

Segundo o próprio usuário, o número inicial de 80% é decorrente da Wikipédia anglófona e foi registado entre os anos 2004 e 2007. A versão em inglês possui um número substancialmente maior de usuários e artigos, ou seja, não são compatíveis.

A segunda análise foi realizada com base nas reversões.[Nota 2] O utilizador Albertoleoncio afirma que 86,8% das reversões realizadas nos últimos 31 dias foram de edições efetuadas por IP's e apenas 13,2% por usuários registrados.

Esses dados só levam em consideração as edições de 15 administradores.[Nota 3] Segundo a última atualização, realizada há 3 meses, existem 68 administradores ativos na Wikipédia. Além disso, qualquer pessoa pode realizar uma reversão, concluindo que o percentual de vandalismos realizados por IP's possa variar significativamente.

O principal argumento contra a proposta é baseado nos "Cinco Pilares", que são princípios definidas por Jimmy Wales e adotadas por todas as versões da Wikipédia. Diferente das demais regras, essas são fixas: a página em português afirma que “não podem ser objeto de revisão nem de alteração”.

O terceiro pilar define a Wikipédia como uma “enciclopédia de conteúdo livre que qualquer pessoa pode editar”. Se a proposta for aprovada, passará a ser apenas pessoas que criarem uma conta. No entanto, os defensores da implantação da restrição argumentam que a frase no terceiro pilar de Wikipédia:Cinco pilares "A Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre que qualquer pessoa pode editar", faz a ligação em "conteúdo livre" para "direitos de autoria", não se referindo a "livre para editar" e que a segunda parte da frase ("que qualquer pessoa pode editar") não ficaria comprometida pois qualquer pessoa poderia editar, apenas seria necessário o registro sem necessidade nem mesmo de um email. Outro argumento para a implantação da necessidade de registro é que é mais fácil usar IPs dinâmicos para vandalizar do que criar vários registros, e bloquear um IP dinâmico não surte efeito progressivo prático, o que não ocorre com bloqueios de usuários registrados.

Notas

  1. Normalmente eles são referidos como "usuários anônimos", no entanto a Wikipédia registra o endereço IP.
  2. Todos os projetos desenvolvidos pela Fundação Wikimedia (como o Wikinotícias, Wikipédia e Commons) armazenam todas as edições realizadas, assim é possível desfazê-las.
  3. Administradores são um grupo de usuários que podem excluir ou proteger páginas, bloquear usuários, entre outras ações.

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.