Angola coloca mensalmente na economia 600 milhões de dólares da indústria petrolífera

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Governador do BNA diz que país continua totalmente dependente do petróleo para conseguir divisas

8 de novembro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Governo angolano aufere mensalmente da indústria petrolífera um total de entre 550 e 600 milhões de dólares para colocar na economia, disse em Malanje o director do Banco Nacional de Angola (BNA).

Num encontro com empresários locais, José de Lima Massano disse que “por mês a receita de origem petrolífera ronda os 300/350 milhões de dólares”.

Entretanto, os operadores petrolíferos têm despesas locais e para suportar essas despesas “vendem ao Banco Nacional de Angola também recursos cambiais que são cerca de 250 milhões de dólares”.

“Então estamos a falar, grosso modo, de entre 550 e 600 milhões de dólares por mês, aquilo que temos disponível para colocar na economia”, Masano que sublinhou que o país continua quase que totalmente dependente do petróleo para adquirir moeda estrangeira.

O petróleo, disse José de Lima Massano, “constitui ainda 95% da nossa receita cambial”.

No seu encontro com os empresários de Malanje, o governador do BNA revelou que a inflação em Angola deverá descer para 18% até ao final do ano, número que considerou “ainda alto”.

Isto apesar desse número, a verificar-se, ser bastante menor que os 26% registados actualmente.

Por outro lado, Massano revelou que o empresariado privado e o próprio Estado angolano são os principais devedores da banca comercial que se furtam do cumprimento das suas obrigações.

“Nós neste momento temos o crédito em situação irregular na ordem dos 26% (e isso) é uma taxa muito alta", afirmou acrescentando que "por maior que seja a vontade, se nós não conseguirmos tomar medidas para aliviar esse quadro, dificilmente teremos o crédito a fluir como tivemos há quatro ou cinco anos".

Fontes