Saltar para o conteúdo

Alemanha comemora queda do Muro de Berlim em 1989

Fonte: Wikinotícias
Vista parcial do muro em 1986

10 de novembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Alemanha comemora 35 anos desde a queda do Muro de Berlim, com festividades começando no sábado sob o tema "Preservar a Liberdade!".

O Muro de Berlim, “muro da vergonha” para os alemães ocidentais e oficialmente chamado pelo governo da Alemanha Oriental de “muro de proteção antifascista”, foi erguido no meio de Berlim na noite de 12 para 13 de agosto de 1961 pela República Democrática Alemã (RDA)2, primeiro sob a forma de cortina de arame farpado, durante Agosto e Setembro de 1961, depois sob a forma de parede de concreto e tijolos a partir de Outubro de 1961. Deveria assim servir pôr fim ao crescente êxodo dos seus habitantes para a República Federal da Alemanha (FRG), os quais buscavam fugir do comunismo. O Muro cercou o enclave democrático de Berlim Ocidental.

O monumento memorial às vítimas da ordem de "atirar para matar" no muro de Berlim. Cada vítima é simbolizada por uma cruz preta com seu nome e foto

O número exato de vítimas do Muro é objeto de controvérsia: é de fato difícil de avaliar, porque diversas vítimas foram mantidas em silêncio na RDA. Segundo uma pesquisa do "Coletivo de Trabalhadores de Berlim" 1.135 pessoas perderam a vida ali. O "Grupo Central de Pesquisa sobre Governo e Crime de Reunificação" lista apenas 421 mortes que poderiam ser atribuídas às forças armadas da RDA.