Alemanha: Frank-Walter Steinmeier é reeleito presidente

13 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Frank-Walter Steinmeier foi reeleito hoje como presidente da Alemanha durante a 17ª Assembleia Federal para um novo mandato de cinco anos. Após sua vitória, ele fez um discurso no qual disse: “Obrigado pela confiança de quem votou em mim. E peço a confiança de quem não votou hoje. O cargo de Presidente Federal é apartidário e prometo a vocês: continuarei a fazê-lo. Minha responsabilidade se aplica a todas as pessoas que vivem em nosso país. Serei apartidário, sim - mas não sou neutro quando se trata da causa da democracia. Quem luta pela democracia tem a mim do seu lado. Quem a atacar terá a mim como oponente.”

Ele também falou sobre a atual tensão entre a Ucrânia e a Rússia. "O envio de tropas da Rússia não pode ser mal interpretado. Esta é uma ameaça para a Ucrânia (…) as pessoas de lá têm direito a uma vida sem medo e ameaças, à autodeterminação e à soberania. Nenhum país do mundo tem o direito de destruí-lo e responderemos resolutamente a quem tentar! O medo está crescendo não apenas na Ucrânia, mas em muitos países da Europa Oriental. É por isso que apoiamos os estónios, os letões, os lituanos; estamos juntos com poloneses, eslovacos e romenos e todos os aliados".

Diversos políticos alemães imediatamente felicitaram Steinmeier, entre eles a ex-chanceler Ângela Merkel e seu sucessor, Olaf Scholz.

Segundo a Euronews, “o presidente da Alemanha tem pouco poder executivo, mas é considerado uma autoridade moral importante.” O seu pouco poder advém do país adotar o parlamentarismo como sistema de governo.

Fontes