Wikinotícias:Fontes

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
(Redirecionado de Ajuda:Fontes qualificadas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ao publicar no Wikinotícias, deve-se usar fontes qualificadas. Notícias controvérsias que não tem fontes ou tem fontes precárias podem ser removidas imediatamente.

As notícias devem ser baseados em fontes publicadas independentes e confiáveis, com reputação de verificação de fatos e precisão. Os exemplos a seguir cobrem apenas alguns dos possíveis tipos de fontes confiáveis ​​e problemas de confiabilidade de fontes, e não pretendem ser exaustivos.

Encontre fontes para sua notícia[editar código-fonte]

Para encontrar fontes para sua notícia, você pode usar um agregador de notícias como o Google Notícias ou o Bing News, ou até mesmo pesquisar o titulo da sua notícia em um mecanismo de busca como o Google.

Características de uma fonte qualificada[editar código-fonte]

Yes check.svg

Basicamente, uma fonte qualificada emite informação que merece ser levada a sério pelo público em geral.

Para que possamos determinar isso, é necessário conhecer a especialização de seus autores e interesses. Somente assim é possível avaliarmos a informação emitida por ela e decidir se é importante ou não para nós.

Informações modificadas ou incompletas, de forma a não corresponder às reais intenções do autor, devem ser ignoradas.

É desejável que a informação emitida pela fonte seja importante para o público. A opinião pessoal de alguém que não tem conhecimento sobre um assunto, como por exemplo a opinião do meu médico sobre o Linux, não é relevante.

Definição de fonte qualificada[editar código-fonte]

Uma fonte é qualificada quando obrigatoriamente exibe as seguintes características:

  • é possível determinar de forma inequívoca a natureza da fonte, o seu grau de familiaridade e conhecimento sobre o assunto e interesses.
  • a informação emitida pela fonte não foi modificada ou está incompleta de forma a não corresponder aos reais fatos.

Toda fonte merece ser considerada não qualificada se não for possível determinar a sua natureza. Não é obrigatório que o leitor concorde com todas as opiniões emitidas por uma fonte qualificada.

Apenas dizer o nome ou ocupação, cargo ou profissão de uma fonte, pode não ser suficiente para qualificá-la. É necessário que esteja claro o papel da participação da fonte na história.

Qualificação de fontes[editar código-fonte]

Uma fonte que a princípio é considerada como não qualificada, pode ser transformada numa fonte qualificada. Para que isso ocorra é necessário deixar de forma explícita a natureza da fonte ou garantir que o que foi escrito sobre o que ela disse corresponde aos fato. Nesses casos pode ser necessário a disponibilização de outras fontes que confirmem as informações.

Fontes anônimas[editar código-fonte]

Forbidden Symbol Transparent.svg

Em alguns casos uma fonte deseja permanecer anônima porque teme pela sua segurança. Isso ocorre principalmente em países em que a liberdade de expressão é controlada, e as pessoas correm o risco de serem presas ou executadas caso emitam opiniões que não estejam de acordo com a vontade do Estado.

Por causa disso, nos casos em que a liberdade de expressão é indubitavelmente controlada, a legislação local não garante a liberdade de opinião e há riscos à integridade física e pessoal do autor.