Ajuda:Fontes qualificadas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Isto é uma política proposta. Pode optar por segui-la. Se esta tiver um seguimento generalizado e um apoio generalizado da comunidade, pode tornar-se uma política real. Por favor comente na página de discussão quaisquer alterações que gostaria de fazer.

Características de uma fonte qualificada[editar]

Basicamente, uma fonte qualificada emite informação que merece ser levada a sério pelo público em geral.

Para que possamos dizer se uma informação merece ser levada a sério ou não, é necessário conhecer a natureza da fonte, saber o quanto ela está familiarizada com o assunto e seu interesse nele.

Somente após conhecermos a sua natureza, é possível avaliarmos a informação emitida por ela, e decidirmos se é importante ou não para nós.

Outro aspecto a considerar é o fato de que toda a informação emitida por uma fonte deve ser de uma espécie que pode ser recebida e compreendida corretamente. Informações modificadas ou incompletas, de forma a não corresponder às reais intenções do autor, devem ser ignoradas.

É desejável que a informação emitida pela fonte seja importante para o público. A opinião pessoal de alguém que não tem conhecimento sobre um assunto, como por exemplo, a opinião de meu médico sobre a série 2.6 do kernel do Linux não é relevante. Contudo, alguém poderia também dizer que meu médico, embora não tenha formação técnica em programação, pode, como utilizador, opinar sobre o kernel 2.6, e dizer algo do tipo: "depois que troquei para essa versão o computador ficou mais rápido", "acho que o sistema ficou mais seguro", etc. Logo, há casos em que é difícil, e até mesmo impossível, decidir com precisão, de forma universalmente aceita, se uma opinião é importante ou não. Por causa disso, deve-se recomendar que toda informação emitida seja importante, porém não usar este fato como motivo isolado para desqualificar uma fonte, visto que, em algumas ocasiões, a determinação do que é ou não importante é controversa.

Definição de fonte qualificada[editar]

Definição: uma fonte é qualificada quando obrigatoriamente exibe as seguintes características:

  • é possível determinar de forma inequívoca a natureza da fonte, o seu grau de familiaridade e conhecimento sobre o assunto e interesses pessoais.
  • a informação emitida pela fonte não foi modificada ou está incompleta de forma a não corresponder às reais intenções da fonte.

É ainda extremamente desejável, porém não obrigatório:

  • que a informação emitida pela fonte seja importante.

Toda fonte merece ser considerada não qualificada se não for possível determinar a sua natureza. Também não merece ser considerada qualificada toda fonte cuja informação não é transmitida na íntegra, a não ser que seja essa informação seja um resumo ou trecho representativo das reais intenções do autor.

Não é obrigatório que o leitor concorde com todas as opiniões emitidas por uma fonte qualificada.

Apenas dizer o nome ou ocupação, cargo ou profissão de uma fonte, pode não ser suficiente para qualificá-la. É necessário que esteja claro o papel da participação da fonte na história.

Qualificação de fontes[editar]

Uma fonte que a princípio é considerada como não qualificada, pode ser transformada numa fonte qualificada. Para que isso ocorra é necessário deixar de forma explícita a natureza da fonte e garantir que o que foi escrito sobre o que ela disse corresponde de fato àquilo que ela queria dizer.

Em alguns casos, pode ser necessário disponibilizar uma biografia, relatar um histórico, ou mencionar outros artigos que tenham relação com a fonte. Deve-se agir de forma a deixar determinada ao máximo a natureza da fonte, porém, é desejável também não desviar-se do assunto principal da história. Em situações em que isso é muito difícil, e a descrição da fonte é complicada, pode-se sugerir colocar as informações mais detalhadas sobre a fonte num outro documento, e deixar no artigo um apontador para ele. Uma outra sugestão, que pode resolver o problema, é descrever a fonte numa seção separada no artigo.

Fontes anônimas[editar]

Em alguns casos uma fonte deseja permanecer anônima porque teme pela sua segurança. Isso ocorre principalmente em países em que a liberdade de expressão é controlada, e as pessoas correm o risco de serem presas ou executadas caso emitam opiniões que não estejam de acordo com a vontade do Estado.

Por causa disso, nos casos em que a liberdade de expressão é indubitavelmente controlada, a legislação local não garante a liberdade de opinião e há riscos à integridade física e pessoal da fonte, pode ser possível a aceitação de relatos de fontes anônimas, ainda que elas não estejam de acordo com a definição de fonte qualificada.