Aiatolá do Irã critica Obama
5 de março de 2009
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse ontem que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está trilhando o mesmo "caminho errado" de seu antecessor George W. Bush ao apoiar Israel, país que ele descreveu como um "tumor canceroso".
As declarações devem frustrar o novo governo norte-americano, que espera uma aproximação com o Irã, desde que o regime islâmico abandone a retórica agressiva contra os EUA e Israel.
![]() |
|
![]() — aiatolá Ali Khamenei
|
Os Estados Unidos há anos pedem que o Irã abandone sua oposição ao processo de paz no Oriente Médio e pare de apoiar organizações como o libanês Hezbollah e o palestino Hamás. O Irã, que não reconhece o direito de Israel à existência, diz que essas organizações islâmicas combatem a ocupação ilegal de terras palestinas.
Revertendo a política de Bush, o governo Obama fala em uma aproximação com o Irã a respeito de várias questões, inclusive nas discussões sobre o programa nuclear iraniano. Na época da campanha eleitoral, Obama disse que poderia aproximar com Irã, o que gerou críticas dentro e fora dos EUA, já que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, já ameaçou “riscar Israel do mapa” em 2005.
O presidente do Irã disse no mês passado que o país aceitaria um diálogo baseado no respeito mútuo, mas antes já listara condições para qualquer abertura, como ao dizer que Washington deve retirar suas tropas espalhadas pelo mundo.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Obama segue caminho de Bush, diz aiatolá do Irã— Estadão.com.br, 4 de março de 2009
- Parisa Hafezi. Obama segue caminho errado ao apoiar Israel, diz líder do Irã— Globo.com, 4 de março de 2009
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|