Agosto terá duas super luas, lua azul e chuva de meteoros

Fonte: Wikinotícias

31 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma variedade de eventos celestes está reservada para os astrônomos em agosto: duas superluas, uma rara lua azul e uma chuva de meteoros.

Quando a lua de terça-feira estiver cheia, ela também fará sua passagem mais próxima da Terra em sua órbita, conhecida como perigeu. Isso fará com que a lua pareça cerca de 8% maior do que uma lua cheia típica e ganhará o rótulo de “superlua”.

Na América do Norte, a lua cheia de agosto costuma ser chamada de lua do esturjão porque os peixes de água doce costumam estar em grande número durante o mês. Também é conhecida como lua do grão, lua do milho e lua da colheita.

A segunda lua cheia do mês virá na noite de 30 de agosto. Sempre que houver uma lua cheia extra durante um mês, ela é chamada de lua azul. A próxima vez que haverá duas luas cheias em um mês será em maio de 2026.

Também enfeitando o céu em agosto está a chuva anual de meteoros Perseidas. Atingirá seu pico no Hemisfério Norte nas noites de 12 a 13 de agosto. Os astrônomos que têm acesso a um céu escuro podem esperar ver entre 50 a 75 meteoros em uma hora. Os espectadores não precisam de um telescópio; eles podem identificar a tela colorida a olho nu durante uma noite clara.

A chuva de meteoros deste ano terá excelentes condições. Os meteoros Perseidas vêm de restos de partículas de cometas e partes de asteróides quebrados, de acordo com a NASA. Todos os anos, a Terra passa pelos detritos rochosos, fazendo com que as partículas colidam com a Terra e se desintegrem em listras brilhantes no céu.

Os meteoros parecem vir da constelação de Perseus, que é como eles receberam seu nome.

Agosto também verá o retorno de Saturno e Júpiter ao céu noturno. Saturno estará no que os astrônomos chamam de "oposição" - quando a Terra está diretamente entre o planeta e o sol - em 27 de agosto. Naquela noite, Saturno nascerá quando o sol se pôr e ficará visível no céu durante a noite.

Fontes