Afro-americano vai chefiar Forças Armadas americanas

Fonte: Wikinotícias
Charles Quinton Brown Jr

26 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pela primeira vez nos últimos 30 anos um afro-americano vai comandar todos os ramos das Forças Armadas americanas.

Notícias em vários portais americanos disseram que o Presidente Joe Biden escolheu o general da Força Aérea Charles Brown como Chefe do Estado/Maior General das Forças Armadas americanas que assim se tornará no primeiro afro-americano a assumir esse cargo desde 1993 quando o general Colin Powell deixou o posto que ocupava desde 1989.

A nomeação de Brown terá que ser confirmada pelo Senado onde ele deverá comparecer para fazer face a perguntas por parte dos membros do Comité das Forças Armadas que depois decidem se devem enviar a sua nomeação para a totalildade dessa câmara.

Em 2020, 0 general Brown fez história quando se tornou no primeiro afro-americano a chefiar a Força Aérea americana, após ter sido nomeado para o cargo pelo então presidente Donald Trump.

O general Brown é ainda o Chefe do Estado/Maior da Força Aérea

Antes disso tinha ocupado o cargo de comandante da força aérea no Pacifico onde dirigia 46.000 militares.

As operações desse comando espalham-se por metade do mundo, incluindo as actividades da força aérea americana no Japão, Coreia, Havai, Alaska e Guam.

Antes de ocupar essa posição em 2018, o general Brown foi vice-comandante do Comando Central das Forças Armadas americanas, onde chefiou a componente aérea e levou a cabo operações contra o Estado Islâmico no Iraque, Síria e Afeganistão.

Foi director de operações, disuassão estratégica e integração nuclear da força aérea americana na Europa e África com base na Alemanha.

A sua confirmação pelo Senado irá significar que, pela primeira vez na história americana, a defesa dos Estados Unidos estará nas mãos de afro-americanos pois o secretário de Defesa é atualmente o general (na reforma) Loyd Austin.

Outro general afro-americano, Michael Langley, chefia o Comando Africano das Forças Armadas Americanas (AFRICOM).

Fontes