Acusada no “Escândalo da Casa Pia” vai responder por falso testemunho

Fonte: Wikinotícias

Lisboa, Portugal • 20 de fevereiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na última quarta-feira dia 18, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que a ex-secretária de Estado da Família, Teresa Costa Macedo, vai ser julgada por falsas declarações e difamação, prestadas no julgamento sobre o escândalo sexual da Casa Pia. O juiz de instrução decidiu levá-la a julgamento pelos crimes de falso de testemunho e difamação. A ex-governante foi formalmente acusada em setembro do ano passado.

A ex-secretária de Estado da Família desmentiu em tribunal ter entregue a Felícia Cabrita, um documento manuscrito com uma lista de nomes de personalidades alegadamente envolvidas em práticas sexuais com menores, mas a jornalista apresentou o papel em tribunal e avançou com uma queixa de difamação e um processo de falsidade de testemunho. No âmbito do inquérito, o Ministério Público mandou realizar uma perícia a caligrafia que concluiu como 'muito provável' que a letra fosse de Costa Macedo.

Procurada pelo jornal português “Correio da Manhã”, Felícia Cabrita limitou-se a dizer que 'quem não mente não teme'.

Recorde-se que Teresa Costa Macedo deu a cara pela divulgação do escândalo de abusos sexuais na Casa Pia, no final de 2002, e chegou mesmo a garantir publicamente ter visto fotografias comprometedoras onde teria reconhecido uma pessoa. No entanto, as fotos nunca apareceram e, em tribunal, a ex-governante entrou em contradição.

Fontes

  • Costa Macedo vai a julgamento por falso depoimento — Correio da Manhã, 18 de fevereiro de 2009  
  • Cobertura sobre o Caso Casa Pia — Correio da Manhã <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AAcusada+no+%E2%80%9CEsc%C3%A2ndalo+da+Casa+Pia%E2%80%9D+vai+responder+por+falso+testemunho&rft.au=&rft.btitle=Cobertura+sobre+o+Caso+Casa+Pia&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Correio+da+Manh%C3%A3&rft_id=http%3A%2F%2Fwww.correiomanha.pt%2Fcanal.aspx%3Fchannelid%3D8F8F66F6-E149-4212-9090-50A2C79EBDA1&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988"> 
Na Wikipédia há um artigo sobre Escândalo da Casa Pia.