A Wikimedia Foundation é um dos Pioneiros da Tecnologia de 2008 do World Economic Forum

Fonte: Wikinotícias
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.

Genebra • 29 de novembro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após um número recorde de candidaturas e 273 nomeados, o World Economic Forum (WEF) escolheu a Wikimedia Foundation como um dos Pioneers of Technology (Pioneiros da Tecnologia) de 2008. Outras 38 organizações ou empresas foram também seleccionadas.

"Os Pioneiros da Tecnologia são empresas que desenvolvem e aplicam tecnologias inovadoras e transformadoras nas áreas da energia, biotecnologia, saúde e tecnologias de informação", afirma o comunicado de imprensa emitido pelo Forum.

A Wikimedia Foundation foi escolhida em parte por causa da possibilidade de providenciar conhecimento de forma livre e colaborativa, distribuído por pessoas em todo o mundo e o seu envolvimento "no desenvolvimento de inovação tecnológica que muda vidas", com o "potencial de impacto a longo prazo na economia e na sociedade, demonstrando liderança visionária e usando uma tecnologia com provas dadas", referindo-se à Wikipédia, Wikinotícias, Wikiversidade e Wikimedia Commons.

"Sentimo-nos honrados por a Wikimedia Foundation ter sido escolhida como uma pioneira da tecnologia. No entanto, devo chamar a atenção de que a organização é responsável apenas em parte pelo nosso tremendo sucesso no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras e transformadoras na área da informação. O verdadeiro reconhecimento vai para os milhares de wikimedianos, editores e desenvolvedores do MediaWiki, em todo o mundo, que têm sido a fonte e o espírito dos nossos projectos nos últimos sete anos. O prémio é na realidade para eles", declarou Florence Devouard, presidente do conselho da Wikimedia Foundation.

"A nomeação é algo que me lembra das coisas fantásticas que os humanos podem conseguir quando trabalham de forma colaborativa e positiva. É também a inspiração de que necessitamos para continuar a dar o poder aos cidadãos do mundo para compartilhar a soma de todo o conhecimento humano. Permitam-me usar esta oportunidade para dizer a todos os que têm trabalhado de forma árdua para tornar a Wikipédia e os outros projectos Wikimedia tão valiosos: obrigada a todos."

Todos os projectos baseiam-se na colaboração, ou seja, qualquer pessoa em qualquer lugar pode contribuir num projecto.

A Wikipédia é uma enciclopédia livre online, disponível em quase 260 línguas. É também um dos dez sites mais visitados na World Wide Web.

Lançado em 2004, o Wikinotícias é a única fonte livre e imparcial de notícias que se encontra disponível em 22 línguas. O Wikinotícias tem o seu próprio processo de acreditação e "tenta sempre aplicar a política do ponto de vista neutro, assegurando que a reportagem seja tão justa quanto possível".

O Wikimedia Commons é um repositório de ficheiros mídia de utilização livre no qual qualquer pessoa pode contribuir. Além de hospedar imagens, o Commons possui também diversos ficheiros áudio e vídeo que podem ser alterados e remisturados.

Finalmente, a Wikiversidade "é uma comunidade para a criação e uso de materiais e actividades de aprendizagem livres. A Wikiversidade é uma organização social multidimensional dedicada à aprendizagem, ensino, investigação e serviços".

Para uma companhia se qualificar ou ser nomeada a Pioneiro da Tecnologia, deve ir ao encontro de determinados critérios, tais como "tecnologia inovadora, potencial de impacto na sociedade, crescimento e sustentabilidade, prova de conceito, liderança e estatuto", não podendo a organização ser já membro do Forum ou afiliado com este.

"Ao estabelecer parcerias com os melhores cérebros e as ideias mais inteligentes no mundo, as organizações podem criar inovação à velocidade da vida dos seus clientes. Os Pioneiros da Tecnologia de 2008 serão excelentes parceiros de inovação para qualquer organização que queira estabelecer relações comerciais com ela", afirmou Matt Bross, director tecnológico.

Os vencedores são escolhidos por um painel de peritos em tecnologia do WEF.

Outras organizações ou empresas que receberam esta honraria incluem 23andMe.com, NuLens Ltd., RainDance Technologies, Cima NanoTech Inc. e Silver Spring Networks. As organizações provêm dos Estados Unidos, Israel, Reino Unido, Suécia, Canadá, França, Alemanha, Índia, Países Baixos e Rússia.

Fundado em 1971, o WEF opera a nível independente e internacional e encontra-se "empenhado no melhoramento do mundo, atraíndo líderes para parcerias que formulem agendas globais, regionais e industriais".

Outras 47 empresas ou organizações foram Pioneiros em 2007.

Fontes

Links externos