ANP anuncia descoberta de campo que pode ser o terceiro maior do mundo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Attention niels epting.svg
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.

14 de abril de 2008

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, anunciou hoje (14) que a Petrobras descobriu um "megacampo" de petróleo e gás na Bacia de Campos, no Rio de janeiro.

"É a maior descoberta dos últimos 30 anos no mercado de petróleo e este campo Carioca seria o terceiro maior do mundo", disse Haroldo Lima.

Segundo Lima, o Campo Carioca, como está sendo chamado, fica perto do Campo petrolífero de Tupi descoberto no ano passado. De acordo Lima, as reservas do novo campo são estimadas em 33 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás associados), enquanto as reservas do campo de Tupi são estimadas de 5 a 8 bilhões de barris. Lima ressaltou que as informações são "oficiosas", mas oriundas de canais da Petrobras. O BM-S-9 é operado pelo consórcio Petrobras, que tem 45% do campo, a British Gas, com 30%, e Repsol, com 25%. A assessoria de comunicação da Petrobras informou que direção da estatal não confirma a dimensão das reservas do bloco.

Caso sejam confirmadas as estimativas, o Brasil passaria a ter a oitava maior reserva de petróleo do mundo, com cerca de 53 blihões de barris de petróleo.


Fontes