Ações de bancos asiáticos lideram queda após colapso de 2 dos EUA
14 de março de 2023
Os mercados de ações na Ásia caíram na terça-feira, com as ações dos bancos sendo particularmente atingidas, após um declínio nos mercados dos EUA em meio às consequências do colapso de dois bancos.
O índice Nikkei 225 do Japão fechou em queda de 2,2%, com as ações do Softbank caindo 4,1%, o Mizuho Financial Group caindo 7,1% e o Sumitomo Mitsui Financial Group afundando 9,8%. O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em queda de 2,4% na terça-feira.
O presidente dos EUA, Joe Biden, na segunda-feira, procurou tranquilizar os estadunidenses de que o sistema bancário dos EUA é seguro. "Os americanos podem confiar que o sistema bancário está seguro. Seus depósitos estão seguros", disse Biden em um comunicado de cinco minutos.
Biden prometeu: "Devemos obter uma contabilidade completa do que aconteceu" nos dois bancos.
Apesar das garantias, os bancos estadunidenses perderam cerca de US$ 90 bilhões em valor de mercado de ações na segunda-feira, já que os investidores temiam novas quebras de bancos. As maiores perdas vieram de bancos de médio porte, do porte do Silicon Valley Bank.
Biden ignorou as perguntas dos repórteres na segunda-feira sobre a causa das falências dos bancos americanos, mas especialistas financeiros dizem que ambos os bancos foram afetados por um aumento nas taxas de juros, que afetou negativamente os valores de mercado de partes significativas de seus ativos.
Notícias relacionadas
- "Banco do Vale do Silício quebra e afeta startups", Wikinotícias, 11 de março de 2023.
- "EUA se movem para conter as consequências da falência bancária", Wikinotícias, 13 de março de 2023.
Fontes
- ((en)) Redação. Asian Bank Stocks Lead Market Drops After Collapse of 2 US Banks — Voz da América, 14 de março de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |