Saltar para o conteúdo

45 dias após enchente histórica, Defesa Civil do RS emite alerta para nova cheia de grandes rios

Fonte: Wikinotícias

16 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cerca de 45 dias após as chuvas intensas que causaram o maior desastre natural que o Rio Grande do Sul (RS) já presenciou desde que há registros, algumas cidades gaúchas viram chuvas de mais de 200mm nas últimas 24 horas. O mau tempo já era esperado e segundo o portal de meteorologia Metsul, houve precipitação de 205mm em Cambará do Sul, 140mm em Caxias do Sul e 130mm em São Francisco de Paula. Várias outras cidades da Serra Gaúcha também tiveram mais de 100mm de chuvas de ontem para hoje.

Com as chuvas fortes, fluxos de água transbordaram e há intercorrências como deslizamentos de terra, enxurradas e alagamentos de vias públicas, inclusive em ruas do Centro de Porto Alegre, que ficou encoberto pelas águas do rio Guaíba por mais de duas semanas.

Grandes rios preocupam

O primeiro aviso da Defesas Civil RS para a cheias de grandes rios foi para o rio Caí, às 16h29 da tarde. Seguiram-se alertas para o rio Taquari às 17h16 e rio dos Sinos às 17h40. O maior perigo está no fato da inundação poder acontecer durante a noite, quando os esforços de resgate são dificultados pela falta de luz natural. Há "risco de inundação durante a noite", enfatizam os alertas.

Rios menores, como o Cadeia, que justamente alimenta o rio Caí, também receberam menção da Defesa Civl RS.

Espera-se, no entanto, que as cheias dos rios gaúchos sejam menores, situação muito diferente da vivida em maio por grande parte das regiões do estado.

Acumulado previstos

Altos acumulados já eram previstos desde sexta-feira nos comunicados emitidos pela Defesa Civil RS e autoridades locais já estavam cientes dos riscos na Região Hidrográfica do Guaíba (Taquari-Antas, Caí, Alto e Baixo Jacuí e Pardo) e na Região Hidrográfica do Uruguai (Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã e Ibicuí).

Dia Precipitação média prevista (mm/24h) Precipitação máxima prevista (mm/24h)
15.06 25 30
16.06 55 70
17.06 92,5 125
18.06 75 90
Total para 4 dias 247,50mm 315mm

Referências[editar | editar código-fonte]

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]