20 anos do massacre de Beslan, na Rússia
1 de setembro de 2024
A cidade de Beslan, na Rússia, marca o 20º aniversário do trágico massacre ocorrido entre 1º e 3 de setembro de 2004, quando um grupo de militantes sequestrou mais de 1.100 pessoas durante uma cerimônia de início de ano letivo na Escola Nº 1. O ataque resultou na morte de pelo menos 334 pessoas, incluindo 156 crianças, e deixou mais de 750 feridos.
O massacre de Beslan, um dos eventos mais horríveis da década de 2000 e o mais mortal da história da Rússia, foi realizado por uma facção separatista chechena durante a Segunda Guerra da Chechênia. A operação de resgate, que se seguiu a três dias de cerco, foi marcada por uma série de confrontos violentos, explosões e a intervenção das forças especiais russas.
A lembrança do massacre ainda é profundamente dolorosa para os habitantes de Beslan e para o mundo e hoje autoridades locais e internacionais expressam seu pesar e renovam seus compromissos com a prevenção de futuros ataques terroristas.
Referências
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Massacre de Beslan — Wikipédia
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) AFP. Rússia relembra os vinte anos do massacre de Beslan — UOL, 1 de setembro de 2024
- ((pt)) Rússia relembra os vinte anos do massacre de Beslan [inativa] — Isto É, 1 de setembro de 2024. Página visitada em 1 de setembro de 2024
. Arquivada em 1 de setembro de 2024 - ((pt)) Beslan
. 20 anos depois . O que é que se sabe sobre o maior ataque terrorista na Rússia? — Euro News, 1 de setembro de 2024