20 anos do Protesto na Praça da Paz Celestial
4 de junho de 2009
Em 4 de junho de 1989, o Exército chinês enfrentou, na praça da Paz Celestial, em Pequim, estudantes e trabalhadores que protestavam pela democracia no país havia várias semanas. Em vários locais pelo mundo, várias manifestações lembram a data.
Em Washington DC, importantes líderes estudantis que protestavam por democracia na época fizeram um minuto de silêncio, em memória dos mortos e presos na ocasião.
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, ontem (3) pediu que o governo chinês publique os nomes dos mortos e desaparecidos na repressão ocorrida há 20 anos, além de libertar os que ainda estiverem presos. A China disse estar descontente com o pedido.
Os Estados Unidos fazem acusações infundadas contra o governo chinês. Expressamos nosso profundo descontentamento
Centenas de policiais uniformizados ou à paisana patrulhavam ontem e hoje a Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial), para evitar possíveis manifestações, com guarda-chuvas, a fim de impedir qualquer tentativa de fazer imagens do local. A imprensa tem dificuldades de cobrir qualquer tipo de evento hoje no país. Desde ontem a China está censurando informações sobre o acontecimento que sejam veiculadas pela Internet ou canais de televisão estrangeiros difundidos no país.
Fontes
- ((pt)) AFP. Medidas drásticas no 20º aniversário da Praça da Paz Celestial — Google News, 4 de junho de 2009
- ((pt)) Efe. China blinda Praça da Paz Celestial enquanto ONGs querem manter lembrança — Globo.com, 4 de junho de 2009
- ((pt)) China reforça censura e barra acesso da imprensa — Zero Hora, 4 de junho de 2009
- ((pt)) AFP. Líderes da Praça da Paz Celestial pedem democracia na China — Folha Online, 4 de junho de 2009
- ((pt)) Tiananmen
/20 anos: China "profundamente descontente" com declarações de Hillary Clinton [inativa] — Agência Lusa, 4 de junho de 2009. Página visitada em 4 de junho de 2009 . Arquivada em 7 de junho de 2009 - ((pt)) Vinte anos depois Tiananmen ainda é tabu na China — Jornal de Notícias, 4 de junho de 2009
- ((pt)) Agência Estado. China reclama de pedido dos EUA sobre massacre de 89 [inativa] — O Estado de São Paulo, 4 de junho de 2009. Página visitada em 4 de junho de 2009
. Arquivada em 21 de junho de 2013