19 morrem em queda de avião na Tanzânia

Fonte: Wikinotícias

7 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na Tanzânia, pelo menos 19 pessoas morreram depois que um pequeno avião de passageiros caiu no Lago Vitória no domingo durante o mau tempo. O avião, que transportava 43 pessoas, estava se aproximando do aeroporto na cidade de Bukoba, no noroeste. As operações de resgate e recuperação estão em andamento.

Quarenta e três pessoas estavam a bordo da aeronave, incluindo dois pilotos e dois tripulantes, bem como 38 passageiros adultos e uma criança. A aeronave ATR 42 estava voando da cidade de Dar es Salaam para a região de Kagera antes de cair no Lago Vitória.

O avião, operado pela Precision Air, caiu a cerca de 100 metros do aeroporto de Bukoba, onde deveria pousar.

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o avião quase totalmente submerso na água enquanto equipes de resgate e pescadores em pequenos barcos tentam alcançar os passageiros.

Equipes de emergência e civis também usaram pequenos barcos e cordas para puxar a aeronave para mais perto da margem do Lago Vitória, o maior lago da África.

De acordo com a companhia aérea, uma equipe de investigadores e funcionários da autoridade aeroportuária foi enviada à área para se juntar aos esforços.

Patrick Mwanri é o diretor administrativo da Precision Air.

Ele disse: “Abrimos nosso centro de gerenciamento de crises com as autoridades de resgate do país, garantindo que a operação de resgate corra bem”. Mwanri acrescentou: “Também estabelecemos dois centros de informação para comunicação com as famílias das vítimas; um em Bukoba e outro aqui em Dar es Salaam. Estes serão usados ​​para informar os passageiros [e famílias das] vítimas de todas as atualizações necessárias.”

Em um post no Twitter, o presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, pediu aos cidadãos que mantivessem a calma.

O presidente escreveu: "Recebi com tristeza a notícia do acidente envolvendo o avião da Precision Air". Ela acrescentou: “Vamos ficar calmos neste momento em que os socorristas continuam com a missão de resgate enquanto rezam a Deus para nos ajudar”.

Fundada em 1993, a Precision Air é a maior companhia aérea privada da Tanzânia. A empresa é parcialmente detida pela Kenya Airways e opera voos domésticos e regionais.

Fontes